pexels cottonbro 4974355
Cultura

Os países com mais ruivos no mundo

Você sabia que o mês de novembro é um mês em homenagem aos ruivos?

Os ruivos também ganham outro feriado não oficial todo mês de maio. Não está claro onde este feriado começou, mas ele se tornou parte integrante do calendário de feriados não oficial.

Os ruivos constituem cerca de 4% da população europeia. A Escócia tem a maior proporção de ruivas; 13% da população é ruiva e cerca de 40% carrega genes recessivos de ruivas.

Uma curiosidade sobre a Irlanda é que lá fica a segunda maior proporção, 10% da população irlandesa é loira-vermelha, ruiva ou morango.

Pensa-se que até 46% da população irlandesa carrega genes recessivos de ruiva. Um estudo de 1956 sobre a cor do cabelo dos recrutas do exército britânico descobriu que o País de Gales e os condados fronteiriços ingleses também tinham uma alta proporção de ruivas.

Os países com mais ruivos no mundo
Os países com mais ruivos no mundo

Então, para ajudar todos a comemorar, aqui estão alguns fatos divertidos sobre ruivas:

Quantas ruivas existem?

Menos de 2% da população mundial tem cabelos ruivos. A maior concentração de ruivos está na Escócia, seguida pela Irlanda (10%). Todos os anos os Irlandeses se reúnem para comemorar, de ruivos a cada verão para comemorar. O festival incluiu competições para o cabelo mais comprido e as barbas mais longas, junto com a coroação de um rei e uma rainha ruivos.

O tipo mais raro de ruiva

Ter cabelos ruivos e olhos azuis é a combinação de cabelo / olhos mais possíveis. A chance de uma pessoa ter esses dois traços recessivos é de cerca de 0,17%. Em vez disso, a maioria dos ruivos tem olhos castanhos, castanhos ou verdes.

As ruivas são mais delicadas?

Os pesquisadores acreditam que os ruivos são mais sensíveis à dor por causa de uma mutação em um gene (MC1R) que afeta a cor do cabelo.

Em média, precisam de cerca de 20% mais anestesia geral do que pessoas com cabelos escuros ou loiros.

A maioria dos ruivos é canhota ou destra?

Muitas mulheres ruivas também acabam sendo canhotas! Os pesquisadores acreditam que uma explicação é que ambas as características são recessivas e costumam vir em pares.

Genética ruiva

Em um estudo de 2018, os cientistas descobriram oito genes que estão ligados ao cabelo ruivo. Antes, acreditava-se que apenas um gene, o MC1R, controlava a cor do cabelo vermelho, mas agora a pesquisa mostra que há outros genes envolvidos.

Ambos os pais devem ser portadores do gene ruivo para que um bebê tenha cabelos ruivos. Para que um bebê tenha cabelo ruivo, diferentes versões de genes chamados alelos precisam estar presentes em ambos, de acordo com a Universidade de Stanford.

Mesmo que os pais não tenham cabelo ruivo, eles ainda podem passar um alelo de cabelo ruivo para seus filhos.

Curiosidades sobre fios de cabelo ruivos

Os ruivos têm menos cabelo e mechas mais grossas do que a maioria das pessoas. Em média, acredita-se que as ruivas tenham 90.000 fios, enquanto as loiras têm cerca de 110.000 e as morenas 140.000.

Os ruivos têm menos probabilidade de ficarem com os cabelos grisalhos. O pigmento no cabelo vermelho geralmente desbota com o tempo, passando de vermelho para loiro e branco, mas não para o cinza.

Os ruivos produzem mais vitamina D em menos tempo do que as pessoas com outras cores de cabelo.

Há proporcionalmente mais ruivas nos comerciais do que no mundo. Um estudo de 2014 descobriu que 30% dos anúncios durante o horário nobre incluíam alguém com cabelo vermelho.

Ruivas e câncer

Quando se trata de câncer de pele, os ruivos correm um risco maior do que o resto da população. Um estudo de 2016 descobriu que ter cabelos ruivos aumenta o risco de câncer de uma pessoa em 21 anos extras de exposição ao sol.

Ser um homem com cabelo ruivo pode significar um risco menor de câncer de próstata. Um estudo do British Journal of Cancer descobriu que homens com cabelos naturalmente ruivos tinham 54% menos chances de desenvolver câncer de próstata, em comparação com outros homens com cabelos loiros, castanhos ou pretos.

As ruivas estão se extinguindo?

Apesar de muitos “estudos” desmentidos que surgem na internet a cada poucos anos, as ruivas não estão se extinguindo.

Não há outro feriado para ruivas em novembro?

O Dia Nacional de Ame seu Cabelo Ruivo, que ocorre em novembro, foi fundado por Stephanie e Adrienne Vendetti em 2011. As irmãs ruivas naturais disseram que começaram o feriado para “capacitar cada ruiva a se sentir confiante, parecer incrível e arrasar com sua beleza”.

O impulso para um Dia Nacional de ame o seu cabelo vermelho veio depois que as irmãs Vendetti notaram um aumento no bullying de pessoas com cabelos vermelhos. Então, eles decidiram criar um dia que desse aos ruivos a chance de amar seus cabelos.