Os probióticos ajudam no crescimento do cabelo? Veja o que descobrimos!

Neste ponto, provavelmente não precisamos avisá-la de que seu intestino é o centro de sua saúde. Está conectado a praticamente todas as funções do seu corpo – sua saúde mental, imunidade, sono, metabolismo… crescimento do cabelo… poderíamos continuar escrevendo uma lista aqui…

No espaço da beleza, os especialistas são rápidos em fazer referência ao eixo intestino-pele (Vê? Seu intestino é a pedra angular do bem-estar!) e muitas vezes recomendam suplementos probióticos para promover boas bactérias e nutrir o microbioma da pele – pesquisas mostram que o microbioma possuí sim vários benefícios.

Mas, de acordo com o cardiologista e autor best-seller do New York Times William Davis, MD, as cepas probióticas que você escolhe importam: como ele explica no podcast mindbodygreen, uma cepa específica chamada Lactobacillus reuteri DSM 17938 (digamos que ela é cinco vezes mais rápida) pode levar a uma pele mais lisa e crescimento mais rápido do cabelo.

probióticos para cabelo
cabelos brilhosos e comprido.

Os probióticos podem realmente ajudar no crescimento do cabelo?

Os benefícios que surgem com o microbioma estão se tornando incrivelmente poderosos. Os pesquisadores estão começando a identificar espécies específicas de micróbios que são especialmente boas para a saúde mental versus saúde da pele versus saúde metabólica e assim por diante.

Leia também: 12 Dicas que podem ajudá-la a Melhorar a Qualidade do Cabelo

E no caso do crescimento do cabelo, um estudo em animais de 2013 parece promissor. Originalmente, os pesquisadores queriam medir os benefícios relacionados ao sistema imunológico de L. reuteri, “mas eles notaram que os camundongos que tiveram os reuteri desenvolveram todos os tipos de efeitos inesperados”, conta Davis. “A pele deles curou mais rápido. Eles tinham cabelos mais brilhantes e úmidos.” Sem mencionar que os camundongos tinham uma pele mais grossa e cabelos mais fortes e exuberantes depois de comer o iogurte com probióticos e depois de beber água com infusão de L. reuteri – ou seja, havia algo sobre essa cepa probiótica específica que leva ao que os pesquisadores chamam de ” brilho da saúde.”

​​probióticos
​​Probióticos Gastrus

Então, onde você pode obter uma cepa probiótica tão maravilhosa? Bem, uma marca sueca chamada BioGaia apresenta L. reuteri DSM 17938 em seus comprimidos mastigáveis ​​probióticos Gastrus – mas Davis informa que os mesmos contém uma dose baixa de micróbios, pois foi criado originalmente destinado a apoiar a saúde intestinal dos bebês.

Para obter mais de uma dose adulta, Davis faz alguns experimentos com um iogurte com os comprimidos BioGaia, pois o processo de fermentação amplifica as contagens bacterianas. “Agora, isso é anedótico, mas milhares de pessoas estão comendo este iogurte com contagens super altas de reuteri, e praticamente todas as observações feitas em camundongos estão ocorrendo em humanos”, diz ele, incluindo (sim) crescimento de cabelo exuberante.

Apenas um pequeno problema: de acordo com Davis, sua saúde intestinal geral deve estar em dia para aproveitar ao máximo o L. reuteri.

Você pode obter alguns, mas não obterá os benefícios completos. Portanto, a chave é não ultrapassar os limites”, explica ele. Dito isto, você também pode nutrir sua saúde intestinal, consumindo alimentos fermentados, sempre de acordo seus “gatilhos” específicos de dieta, movendo seu corpo regularmente e talvez tomando um suplemento probiótico para o seu suporte intestinal.

Bom, agora você também já sabe que os probióticos para cabelo realmente ajuda no crescimento. Mas calma! Antes de sair por aí consumindo qualquer coisa, faça uma consulta com o seu dermatologista.

Leia Também: Pré Poo: Tipos, Benefícios e Como Fazer no Cabelo

Compartilhe nas redes sociais :)