16 Passos para um Cabelo Saudável, Forte e Brilhante

A beleza é feita de muitas coisas. Mas é seguro dizer que o cabelo saudável e bem cuidado desempenha um dos papéis principais na criação de uma imagem única e atraente.

Hoje, o Incrível oferece um guia para os erros mais comuns que as mulheres cometem em sua busca para ter o cabelo dos seus sonhos.

16. Escolha o shampoo certo

A escolha do shampoo é crucial para o cuidado do cabelo. Para evitar consequências prejudiciais, certifique-se de que o shampoo é adequado ao seu tipo de cabelo.

15. Lave bem o cabelo.

A frequência recomendada depende de fatores individuais, como seu tipo de cabelo e a qualidade da água que você está usando. Se o seu cabelo pertence à categoria oleosa, é aconselhável lavar o cabelo uma vez a cada 1-2 dias.

escolha do shampoo pro cabelo
Se atente no tipo de shampoo para o seu tipo de cabelo

14. Aplique o shampoo corretamente.

Penteie bem o cabelo antes de lavar. A quantidade de shampoo a ser usada depende do comprimento do seu cabelo. Cuidado para não usar muito. Use um método de teste para determinar sua norma.

Coloque xampu nas palmas das mãos e esfregue-as para formar a espuma. Em seguida, aplique o shampoo nas raízes do cabelo. Use movimentos de massagem, certificando-se de tocar a pele apenas com as pontas dos dedos macios (e não com as unhas, para evitar arranhões). Continue massageando a cabeça durante a lavagem – isso é benéfico para as raízes do cabelo.

13. Não se esqueça de hidratar e nutrir o cabelo.

O cabelo perde umidade rapidamente. Você pode usar bálsamos e máscaras capilares especiais para resolver esse problema (certifique-se de que os produtos que você usa não são prejudiciais ao seu tipo de cabelo). Use o bálsamo simultaneamente com o shampoo ou imediatamente após enxaguar. A maneira correta de aplicar o bálsamo é espalhá-lo ao longo de todo o comprimento do cabelo, evitando esfregá-lo na pele. Quanto às máscaras capilares – você não deve usá-las mais de uma vez por semana.

12. Escolha a temperatura certa da água.

Muitas pessoas usam água excessivamente quente ao lavar o cabelo. Este é um erro grave. A água quente tira a cor do cabelo e ativa as glândulas produtoras de óleo. Idealmente, você deve usar água morna – isso ajudará a diluir as secreções das glândulas sebáceas, remover a sujeira e melhorar a circulação sanguínea.

É melhor concluir o procedimento tratando o cabelo com um banho frio – esse acabamento estimulará a circulação nas raízes do cabelo e fará com que seu cabelo pareça macio e brilhante.

11. Não seque o cabelo com uma toalha.

Depois de ter lavado o cabelo, seque-o suavemente da raiz às pontas com uma toalha. Não amarre a toalha na cabeça – isso pode danificar os folículos capilares. Se precisar secar o cabelo com pressa, use uma camiseta de algodão em vez de uma toalha!

10. Não faça penteados frequentes e agressivos.

Pentear em excesso pode deixar seu cabelo muito esticado ou quebradiço. Não penteie o cabelo imediatamente após a lavagem. Espere os fios molhados secarem e, em seguida, separe-os cuidadosamente com os dedos. Só depois disso você pode começar a pentear. Certifique-se de usar um pente com dentes largos. Comece a pentear pelas pontas, movendo-se gradualmente em direção às raízes.

9. Evite o uso frequente chapinhas ou secador.

Secadores de cabelo, pranchas e outros aparelhos semelhantes fazem com que seu cabelo perca fluido, tornando-o seco e quebradiço. Se você não pode ficar sem escovar / pranchar o cabelo, não se esqueça de aplicar primeiro um spray protetor térmico em todo o comprimento do cabelo.

excesso de calor no cabelo
cuidado com o excesso de calor no cabelo

8. Use seu secador de cabelo corretamente.

Usar um secador de cabelo incorretamente pode causar danos ao seu cabelo. Aqui está um guia passo a passo que o ajudará a evitar erros:

Para começar, seque o cabelo molhado com uma toalha. Em seguida, pegue um acessório de bico plano e encaixe-o no secador de cabelo. Comece a secar o cabelo da raiz às pontas, certificando-se de que o bocal do secador está posicionado em um ângulo agudo com os fios de cabelo. Tal técnica ajuda a fechar as cutículas.

No início, enquanto o cabelo ainda está molhado, não há problema em mudar o secador para a temperatura máxima. Mas então, pouco a pouco, a temperatura precisa ser diminuída para evitar o ressecamento. Um conselho – ao comprar um secador de cabelo, dê preferência a modelos com várias configurações de temperatura!

Termine o procedimento tratando seu cabelo com algumas rajadas de ar frio.

7. Coma de forma saudável.

Uma dieta mal equilibrada e um horário alimentar pouco saudável tornam impossível para um organismo reabastecer seus suprimentos de vitaminas e minerais. Se tal situação se tornar a norma, você pode esquecer de ter cabelos exuberantes e bonitos! Certifique-se de sempre incluir alimentos proteicos de origem animal em suas refeições diárias.

Outro componente importante da fórmula de nutrição amiga do cabelo é o zinco. Para evitar sua deficiência, certifique-se de que seu cardápio inclua ovos, frutos do mar, couve-rábano, mingau, abacate ou ameixas secas. E não se esqueça do ferro e do cálcio! Você pode encontrá-los em legumes, peixes, aves, fígado, trigo, trigo sarraceno e nozes.

6. Cuide da sua saúde.

Em alguns casos, a rápida deterioração e queda de cabelo podem ser sinais de doenças graves. Estes podem incluir problemas do trato gastrointestinal ou da glândula tireóide, distúrbios hormonais, estresse e diabetes.

Nossos organismos funcionam de tal forma que nosso cabelo é sempre o último da fila para receber nutrientes. Portanto, problemas de cabelo podem indicar problemas com outros órgãos. De qualquer forma, é melhor esclarecer a situação marcando uma consulta com um tricologista.

Leia também: Cronograma Capilar Caseiro: Etapas e Receitas Caseiras

5. Use chapéus.

Um boné ou chapéu pode oferecer uma boa proteção contra o sol. Um gorro de lã afasta o frio. Um chapéu de sauna especial preserva o seu cabelo dos efeitos nocivos do vapor. Ao escolher um chapéu, certifique-se de que seja confortável de usar e não fique muito apertado.

4. Lave o pente.

Seu pente precisa ser lavado em água morna pelo menos uma vez por semana. Além disso, não se esqueça de substituir os pentes antigos regularmente.

3. Corte o cabelo.

É muito importante que você apare o cabelo pelo menos uma vez a cada dois meses. Ao cortar as pontas duplas, você evita que seu cabelo fique ainda mais dividido.

2. Durma com o cabelo preso.

Se o seu cabelo for longo ou médio, você deve trançar antes de ir para a cama. Isso evitará que ele fique emaranhado e crespo. Como resultado – você não terá que gastar tanto tempo se preparando pela manhã!

vaselina no cabelo
use vaselina para hidratar o cabelo

1. Use vaselina para o crescimento do cabelo.

A razão pela qual seu cabelo se divide e quebra é provavelmente porque está muito seco. Assim como sua pele, seu cabelo precisa de umidade para se manter saudável, forte e brilhante. A vaselina é ideal para hidratar e nutrir o cabelo, evitando pontas duplas e permitindo um crescimento mais forte do cabelo.

Quando aplicada nas pontas do cabelo, a vaselina ajuda a hidratar as pontas duplas, conferindo uma aparência mais saudável e nutrido ao cabelo. Para aplicar, é recomendado passar uma pequena quantidade de vaselina nas pontas secas ou duplas antes do deitar, de forma a que o produto possa atuar durante a noite.

Compartilhe nas redes sociais :)