Pilates Para Dor nas Costas: Funciona mesmo?
O Pilates se tornou um dos exercícios mais procurados para aliviar dor nas costas, pois conscientiza a pessoa da respiração e do alinhamento da coluna vertebral. Também foca no fortalecimento dos músculos profundos do tronco, que são muito importantes para ajudar a aliviar e prevenir a dor nas costas.
No entanto, para aproveitar todos os benefícios, o ideal é contar com a ajuda de um instrutor para que os exercícios sejam feitos da forma correta. Para entender como o Pilates pode ajudar na dor nas costas, vamos mostrar os sintomas mais frequentes, as causas, fatores de risco…
Entendendo a dor nas costas
Você provavelmente já deve ter ouvido alguém reclamar de dor nas costas, mas o que é? É um problema neuro-musculoesquelético que afeta cerca de 40% das pessoas, e que dependendo da intensidade, pode ser totalmente incapacitante.
Os principais sintomas são:
- Dor local ou que se irradia para outra região do corpo;
- Sensação de formigamento ou dormência;
- Fraqueza;
- Espasmos musculares.
Caso você apresente algum desses sintomas, o melhor a fazer é consultar um médico ortopedista especialista em coluna, para identificar a causa da dor e orientar quanto ao melhor tratamento. Por falar em causas da dor nas costas, as mais comuns incluem:
- Osteoartrite;
- Artrite reumatoide;
- Degeneração dos discos localizados entre as vértebras;
- Hérnia de disco;
- Fratura;
- Infecção ou tumor.
Quais os fatores que aumentam o risco de desenvolver dor nas costas?
Existem também fatores que aumentam o risco de desenvolver dor nas costas, que são:
1. Cigarro
Os fumantes apresentam mais chances de ter dor nas costas. Isso pode acontecer porque o ato de fumar pode fazer com que a pessoa tussa mais, o que pode provocar uma hérnia de disco.
Além disso, pode reduzir o fluxo sanguíneo para a coluna, aumentando o risco de osteoporose.
2. Idade
Com o avançar da idade, é mais provável da pessoa experimentar dor nas costas.
Os mais jovens têm um risco menor porque são mais ativos, além de ter músculos mais fortes.
3. Falta de exercício
Geralmente, a dor nas costas é causada por músculos fracos e não utilizados.
A falta de exercício, principalmente treino de força, pode tornar seus músculos mais fracos e assim, mais chance de desenvolver dor nas costas.
4. Obesidade e sobrepeso
Estar com sobrepeso ou mesmo apresentar obesidade, aumenta o risco de desenvolver dor nas costas devido ao peso extra na coluna, o que causa mais estresse.
5. Doenças
É outra razão que leva à dor nas costas, pois algumas doenças potencializam a dor, por exemplo, artrite e artrose.
6. Má postura
A longo prazo, uma má postura em ambientes de trabalho, durante a realização de atividades domésticas, nos estudos, ao dirigir ou em qualquer posição sentada ou de pé, pode desencadear dor nas costas.
7. Trabalho repetitivo
Por fim, o trabalho repetitivo, que se refere à inclinação e torção do tronco, posturas estáticas no trabalho e ações de empurrar e puxar. Além de levantar peso de forma inadequada e com frequência.
Agora que você já conhece os principais fatores de risco, veja se o Pilates pode ajudar a aliviar a dor nas costas.
O Pilates pode ajudar a aliviar a dor nas costas?
A resposta é sim. O Pilates é um ótimo exercício para aliviar e prevenir dor nas costas.
O princípio básico do Pilates é melhorar o tônus muscular, particularmente dos pequenos músculos estabilizadores profundos.
Os exercícios permitem assim melhorar a flexibilidade e mobilidade das articulações, e ter um bom controle dos seus abdominais é a chave para ajudar com as dores nas costas. Isso porque, esses são feitos para assegurar a estabilidade da sua coluna vertebral.
No entanto, é essencial contar com a ajuda de um profissional, a fim de corrigir e orientar quanto à execução correta do movimento.
Uma das bases do Pilates é ter uma boa consciência corporal, ou seja, controle dos movimentos, o que permite obter todos os benefícios, e melhor, aliviar a dor nas costas.
Segundo o próprio Joseph Pilates, criador do método, é preciso se concentrar nos movimentos corretos cada vez que você praticar o exercício. Caso contrário, você não vai obter os benefícios vitais.
O mais importante é buscar uma maneira de aliviar a sua dor nas costas, e o Pilates é um exercício que tem ajudado muitas pessoas, e não custa nada experimentar!