Pilates Para Dor nas Costas: Funciona?

O Pilates se tornou um dos exercícios mais procurados para aliviar dor nas costas, pois conscientiza a pessoa da respiração e do alinhamento da coluna vertebral. 

Também foca no fortalecimento dos músculos profundos do tronco, que são muito importantes para ajudar a aliviar e prevenir a dor nas costas.

No entanto, para aproveitar todos os benefícios, o ideal é contar com a ajuda de um instrutor para que os exercícios sejam feitos da forma correta.

Para entender como o Pilates pode ajudar na dor nas costas, vamos mostrar os sintomas mais frequentes, as causas, fatores de risco…

Entendendo a dor nas costas

Você provavelmente já deve ter ouvido alguém reclamar de dor nas costas, mas o que é?

É um problema neuro-musculoesquelético que afeta cerca de 40% das pessoas, e que dependendo da intensidade, pode ser totalmente incapacitante.

Os principais sintomas são:

  • Dor local ou que se irradia para outra região do corpo;
  • Sensação de formigamento ou dormência;
  • Fraqueza;
  • Espasmos musculares.

Caso você apresente algum desses sintomas, o melhor a fazer é consultar um médico ortopedista especialista em coluna, para identificar a causa da dor e orientar quanto ao melhor tratamento.

Por falar em causas da dor nas costas, as mais comuns incluem:

  • Osteoartrite;
  • Artrite reumatoide;
  • Degeneração dos discos localizados entre as vértebras;
  • Hérnia de disco;
  • Fratura;
  • Infecção ou tumor.

Quais os fatores que aumentam o risco de desenvolver dor nas costas?

Existem também fatores que aumentam o risco de desenvolver dor nas costas, que são:

1. Tabagismo

Os fumantes apresentam mais chances de ter dor nas costas. Isso pode acontecer porque o ato de fumar pode fazer com que a pessoa tussa mais, o que pode provocar uma hérnia de disco.

Além disso, pode reduzir o fluxo sanguíneo para a coluna, aumentando o risco de osteoporose.

2. Idade

Com o avançar da idade, é mais provável da pessoa experimentar dor nas costas.

Os mais jovens têm um risco menor porque são mais ativos, além de ter músculos mais fortes.

3. Falta de exercício

Geralmente, a dor nas costas é causada por músculos fracos e não utilizados.

A falta de exercício, principalmente treino de força, pode tornar seus músculos mais fracos e assim, mais chance de desenvolver dor nas costas.

4. Obesidade e sobrepeso

Estar com sobrepeso ou mesmo apresentar obesidade, aumenta o risco de desenvolver dor nas costas devido ao peso extra na coluna, o que causa mais estresse.

5. Doenças

É outra razão que leva à dor nas costas, pois algumas doenças potencializam a dor, por exemplo, artrite e artrose.

6. Má postura

A longo prazo, uma má postura em ambientes de trabalho, durante a realização de atividades domésticas, nos estudos, ao dirigir ou em qualquer posição sentada ou de pé, pode desencadear dor nas costas.

7. Trabalho repetitivo

Por fim, o trabalho repetitivo, que se refere à inclinação e torção do tronco, posturas estáticas no trabalho e ações de empurrar e puxar.

Além de levantar peso de forma inadequada e com frequência.

Agora que você já conhece os principais fatores de risco, veja se o Pilates pode ajudar a aliviar a dor nas costas.

O Pilates pode ajudar a aliviar a dor nas costas?

A resposta é sim. O Pilates é um ótimo exercício para aliviar e prevenir dor nas costas.

O princípio básico do Pilates é melhorar o tônus muscular, particularmente dos pequenos músculos estabilizadores profundos.

Os exercícios permitem assim melhorar a flexibilidade e mobilidade das articulações, e ter um bom controle dos seus abdominais é a chave para ajudar com as dores nas costas.

Isso porque, esses são feitos para assegurar a estabilidade da sua coluna vertebral.

No entanto, é essencial contar com a ajuda de um profissional, a fim de corrigir e orientar quanto à execução correta do movimento.

Uma das bases do Pilates é ter uma boa consciência corporal, ou seja, controle dos movimentos, o que permite obter todos os benefícios, e melhor, aliviar a dor nas costas.

Segundo o próprio Joseph Pilates, criador do método, é preciso se concentrar nos movimentos corretos cada vez que você praticar o exercício. Caso contrário, você não vai obter os benefícios vitais.

O mais importante é buscar uma maneira de aliviar a sua dor nas costas, e o Pilates é um exercício que tem ajudado muitas pessoas, e não custa nada experimentar!