
A pomada para tranças é mania para mulheres que gostam de modelar as madeixas de diferentes maneiras. Sobretudo, o comércio desse produto tem ganhado mais espaço, mas, alguns efeitos colaterais.
Por isso, a pomada para tranças da Cassu Braids foi recolhida pela Anvisa sob proibição de venda, após alguns problemas relatados pelos usuários. Entenda quais os efeitos e por qual razão evitar usar se você tem essa pomada em casa.

Por que a venda da pomada para tranças está proibida?
Segundo uma matéria do site G1, a Anvisa ordenou o recolhimento de todos os produtos com a finalidade de trançar o cabelo por relatos de perda de visão momentânea após a aplicação. Conforme ainda relata a empresa está com falhas na regularização desde 2018.
Os usuários da pomada relataram inchaço nas pálpebras, dor e irritação, sem contar a perda da visão. A embalagem orienta evitar o contato com os olhos, assim como a retirada do produto quando for ter contato com praias e piscinas conforme visto no G1.
No entanto, esses efeitos segundo uma matéria do R7, foram apresentados durante a lavagem para remover o produto do cabelo.
Leia também: Tranças para cabelos cacheados
Primeiros relatos sobre os problemas do produto
Conforme visto em uma matéria do site Terra, a pomada para tranças teve seu primeiro efeito relatado no twitter. A usuária contou que o ocorrido foi com a sogra após a mesma ter tomado banho de piscina.
Segundo a usuária tudo começou com a área dos olhos com um tipo de esbranquiçado que evoluiu para uma cegueira que durou 4 dias. Com esse relato outras usuárias do produto relataram efeitos colaterais parecidos.
O site ainda relata que em casos mais sérios, esse problema pode levar a cegueira permanente. Por hora todas a medidas e investigações estão sendo tomadas, mas, como oferece risco, o ideal é descartar o produto.

O que usar para substituir a pomada para tranças?
Uma excelente opção para substituir a pomada para tranças é o gel fixador. Contudo, uma opção natural e que não oferece riscos à saúde e nem danifica os fios, é a cera produzida pela cera de abelhas.
Apesar de não ter uma fixação tão duradoura, ela é ótima para moldar tranças e manter o penteado alinhado sem proporcionar os riscos da pomada para tranças. Por isso, seu uso deve ser considerado, principalmente quando aplicado em crianças para evitar riscos a longo prazo.
O gel não deixa de ser um bom substituto, mas comparado com a cera o cabelo fica bem duro e difícil de ser moldado de novo. Além disso, além de escolher um produto de qualidade e com boa procedência, o ideal é evitar o gel que contém álcool.
No caso da cera ela não deixa o cabelo tão duro e conforme vai perdendo a modelação é só refazer o penteado. Essa opção não só protege o cabelo, como também permite penteados com tranças incríveis de forma prática e natural.