Pré Poo: Tipos, Benefícios e Como Fazer no Cabelo

A exposição ao calor, tratamentos químicos, coloração e técnicas de higiene inadequadas podem levar a cabelos secos, danificados ou quebradiços.

Em tais situações, lavar e condicionar pode não ser suficiente para reavivar suas madeixas. Você pode precisar incorporar o “pré-pooing” em sua rotina.

Pré-poo é uma abreviação do termo “pré shampoo”. É um passo com o qual algumas pessoas não estão familiarizadas, mas pode fazer maravilhas para restaurar a saúde do cabelo.

Continue lendo para saber mais sobre o pré-poo, incluindo benefícios, receitas de bricolage e como começar.

Por que você deve fazer o pré poo?

Dependendo do comprimento e da textura do seu cabelo, lavar e condicionar pode ser um exercício por si só. Incorporar uma rotina pré-poo pode parecer mais trabalhoso – mas vale a pena o esforço extra.

O pré-pooing é o processo de aplicação de um tratamento no cabelo antes do processo de xampu propriamente dito.

O tratamento fornece ao seu cabelo uma camada protetora. Isso é útil porque o shampoo pode remover a umidade do cabelo. E aplicar um condicionador após a lavagem nem sempre é suficiente para restaurar a umidade perdida.

Pessoas com certas texturas de cabelo podem estar mais familiarizadas com o pré-poo, como aquelas que têm cabelos cacheados ou crespos.

Mas a verdade é que qualquer pessoa pode se beneficiar do pré-poo. Este tratamento pode ter um efeito restaurador em cabelos secos, emaranhados e danificados.

Pessoas com certas texturas de cabelo podem estar mais familiarizadas com o pré poo, como aquelas que têm cabelos cacheados ou crespos. Mas a verdade é que qualquer pessoa pode se beneficiar do pré shampoo. Este tratamento pode ter um efeito restaurador em cabelos secos, emaranhados e danificados.

Os benefícios do pré poo incluem:

  • adiciona umidade extra às madeixas secas
  • promove cabelos mais macios e vibrantes
  • torna mais fácil desembaraçar o cabelo
  • aumenta a eficácia do condicionador, resultando em mechas mais fortes e menos quebra

Como fazer pré poo?

O processo de pré-shampoo é simples e não leva muito tempo. Como ocorre antes do shampoo e condicionador, você aplicará o produto pré-poo nos cabelos secos. Isso permite que o produto cubra seus fios e retenha a umidade antes de molhar o cabelo.

Divida o cabelo:

Para facilitar, aplique o pré poo nos cabelos em mechas. Divida o cabelo em quatro a oito partes, dependendo do comprimento e da espessura. Isso facilita a distribuição do produto uniformemente sobre os fios. Cubra o cabelo com o produto de pré poo da raiz às pontas.

Desembaraçar os emaranhados

Depois de aplicar o produto em cada seção, use um pente de dentes largos para desembaraçar cuidadosamente cada seção.


Como regra geral, deixe o produto pré poo no cabelo por pelo menos 30 minutos antes de lavar. Claro, quanto mais tempo você fizer o pré-poo, melhor.

Deixe o pré poo agir no cabelo

Se preferir, faça o pré poo no início do dia e lave o cabelo várias horas depois. Ou faça um pré poo durante a noite. Isso envolve aplicar o produto protetor no cabelo à noite, enrolar o cabelo com um lenço e lavar pela manhã.

Obs: Quanto mais tempo você deixar o produto pré poo nos fios, mais macio e brilhante ficará o cabelo.

Lave, condicione e enxágue bem

Depois de terminar o pré poo, lave e condicione o cabelo normalmente. Certifique-se de enxaguar bem o cabelo para evitar resíduos de produto.

Tipos de pré poo para usar

Não há regras rígidas e rápidas sobre o tipo de produto pré shampoo a ser usado. Algumas pessoas usam óleos como azeite, óleo de abacate ou óleo de coco. Outros preferem aloe vera, manteiga de manga e até condicionador regular, sozinho ou combinado com um óleo.

Independentemente do produto, você pode fazer o pré poo com a frequência necessária com base na condição geral do seu cabelo.

Embora a escolha do pré poo seja baseada na preferência, alguns produtos são melhores para certos tipos de cabelo. Você pode fazer o pré poo antes de cada xampu ou uma ou duas vezes por semana.

Óleos pré poo

O pré-poo com óleos é eficaz se você deseja adicionar umidade extra aos cabelos cacheados ou lisos.

Os óleos ajudam a reparar a secura e os danos causados ​​pelo calor, produtos químicos ou coloração. E como os óleos não são facilmente enxaguados após a lavagem, grande parte do óleo permanecerá no cabelo após a lavagem, proporcionando um enorme aumento de umidade.

Os óleos pré-poo incluem:

  • óleo de côco
  • óleo de abacate
  • óleo de amêndoa
  • óleo de argan
  • Gel pré poo de aloe vera

O pré poo com gel de aloe vera é outra opção para fios secos, pois também aumenta a umidade. Aloe vera também é útil se você estiver lutando contra a caspa. O aloe vera não só pode reduzir a inflamação e a coceira causada pela caspa, como suas propriedades antifúngicas podem ajudar a prevenir a caspa.

Manteigas pré poo

Manteigas de cabelo como manteiga de karité, manteiga de manga, manteiga de cacau e manteiga de cânhamo ajudam a fortalecer o eixo do cabelo e evitar a quebra do cabelo causada pelo calor, coloração ou tratamentos químicos.

Esses produtos pré poo também podem reconstruir os folículos capilares danificados, promovendo o crescimento e a plenitude do cabelo. Juntamente com o fortalecimento do cabelo, essas manteigas fornecem um aumento de umidade para cabelos mais brilhantes e macios.

Receitas pré poo caseiras

Você pode fazer seu próprio pré poo usando ingredientes em sua cozinha. Aqui estão dois dos nossos favoritos.

1 – Pré poo de banana

As bananas contêm potássio, que pode parar a queda de cabelo. Eles também contêm óleos naturais para amaciar e hidratar o cabelo. Esta receita pré poo pode ajudar a parar o frizz e reparar pontas duplas e outros danos ao cabelo.

Como fazer:

  • Para começar, amasse ou misture 1 banana madura.
  • Combine a banana com 2 colheres de sopa. de azeite extra-virgem.
  • Misture bem e aplique o pré poo de banana nas seções pré-divididas do cabelo.
  • Deixe o pré-poo agir no cabelo por pelo menos 30 minutos antes de lavar e condicionar.
  • Complete este tratamento 1 a 3 vezes por semana.

Pré poo de ovo

Os ovos desta receita pré poo podem atuar como um tratamento proteico para fortalecer cabelos fracos, quebradiços ou danificados. A proteína previne a quebra do cabelo, repara os danos e fortalece os fios.

Como fazer:

  • Para começar, bata de 1 a 3 ovos, dependendo do comprimento do seu cabelo e de quanto pré poo você precisará para cobri-lo.
  • Combine os ovos com 1 colher de sopa. de mel e 2 colheres de sopa. de azeite.
  • Divida o cabelo e distribua uniformemente a mistura sobre os fios.
  • Deixe o pré poo agir no cabelo por pelo menos 30 minutos antes de lavar e lavar com shampoo.
  • Complete este tratamento pelo menos uma vez por semana.

Produtos pré poo pronto para venda

Se você não tem tempo para fazer seus próprios produtos pré poo, veja três produtos para venda que você pode experimentar:

1- Pré-Shampoo Kérastase Chronologiste Pré-Cleanse Régénérant

pré poo da kerastase
Pré poo – Kérastase Chronologiste

Pré-shampoo regenerador enriquecido com Ácido Hialurônico, Abyssine, Vitamina E e Carvão Purificante. Um novo gesto para sua rotina de cuidados com os cabelos.

Quando utilizado antes do shampoo, este luxuoso gel negro remove até 96% mais partículas de poluição, desobstrui os poros e renova o couro cabeludo. Fonte: Sephora

2- Inoar Botanic – Pré-Shampoo 300ml

pote pre poo da inoar
Pré Poo – Inoar – Botanic

O Inoar Botanic prepara para a limpeza, protege e fortalece os fios, um pré-shampoo para todos os tipos de cabelo.

Pré-shampoo Inoar Botanic é ideal para potencializar a sua rotina de cuidados com os cabelos. A fórmula prepara seu cabelo para receber o shampoo e protege a fibra capilar, evitando ressecamento.

Faz parte da linha Botanic, enriquecida com Óleos de Rícino e Macadâmia e especialmente formulada para fortalecer os fios e auxiliar no crescimento dos seus cabelos. Fonte: Beleza a Web

pré shampoo da lola
Pré poo – Pinga – Lola Cosmetic

3 – Lola Pinga Óleo De Patauá E Moringa Pré E Pós Shampoo

Óleo multifuncional para todos os tipos de cabelo. Lola Cosmetics Pinga! Patauá & Moringa Óleo nutre, hidrata e oferece um cuidado pré e pós shampoo para impedir o ressecamento causado pela ação adstringente da limpeza. Além disso, possui proteção térmica e UV.

Óleo Pinga! Patauá & Moringa, da Lola Cosmetics, conserva a hidratação necessária para que os fios tenham maciez e brilho, além de evitar o frizz. De toque seco, é rapidamente absorvido pelos fios, o que confere uma leveza incrível no visual. Com frasco compacto e bico dosador para facilitar a aplicação.

Fonte: Lola Cosmetics

Principais conclusões

Um cabelo saudável começa com uma boa rotina de cuidados com os cabelos, que inclui não apenas lavagem e condicionamento, mas também tratamentos pré poo ou pré-shampoo.

Se você está tentando reparar cabelos secos, cabelos com química ​​ou cabelos quebradiços e quebrados, aplicar um tratamento protetor antes do shampoo pode resultar em fios mais fortes e macios.

Compartilhe nas redes sociais :)