Principais símbolos Celta e suas origens

Principais símbolos Celta e suas origens

O design de joias celtas se inspira em muitos símbolos clássicos da Irlanda. Aqui estão alguns de nossos favoritos e as histórias por trás deles.

Por muito que se afirme a singularidade criativa, a transformação da nossa realidade baseia-se na herança cultural dos nossos antepassados, perpetuando a memória de diferentes povos.

O significado desses itens já eram simbólicos a muitos anos atrás, sempre foram pontos marcantes na história e até hoje tem seu peso significativo.

Hoje em dia, tudo o que traz um segredo e um enigma fácil, dá prazer estético, é interessante. Portanto, a curiosidade insaciável dos representantes da cultura visual desperta a era dos Celtas.

Símbolos Celta e suas origens:

1. A Harpa

Em primeiro lugar, temos o emblema nacional oficial da Irlanda. Ele aparece no selo presidencial, passaportes, documentos oficiais e moedas irlandesas e aparece no logotipo da icônica marca Guinness.

A sua história remonta a cerca de 1000 anos e diz que Brian Boru, o último Alto Rei da Irlanda, era um jogador talentoso. A harpa sobrevivente mais velha está alojada na Sala Longa do Trinity College e o design do emblema oficial irlandês é baseado nisso. É conhecido como O’Neill ou Brian Boru Harp.

2. O Claddagh

O próximo em nossa lista de símbolos irlandeses clássicos é o muito amado Claddagh. Este é um dos meus favoritos, com sua encantadora história de amor romântico.

A história se origina na pequena vila de pescadores de Claddagh, em Galway. De acordo com a lenda irlandesa, Richard Joyce, natural de Galway, foi capturado e vendido como escravo em Argel, onde foi ensinado por um ourives mouro.

Após sua libertação após 14 anos, ele voltou para sua terra natal, onde sua namorada o aguardava. Durante o cativeiro, ele fez o que hoje conhecemos como o anel Claddagh especialmente para ela. O coração simboliza o amor, a amizade da mão e a lealdade da coroa.

Vire as cabeças com estes brincos Claddagh atraentes. O delicado brasão de Claddagh aninha-se em uma extremidade da peça central verde esmeralda para criar uma joia irlandesa que combina o símbolo de amor muito querido da Irlanda com design moderno e arrojado

3. A cruz celta

Um símbolo antigo verdadeiramente icônico da Irlanda. Os pagãos adoravam o sol e a lua, e diz a lenda que São Patrício combinou seu símbolo circular com a cruz cristã para criar a primeira cruz celta como uma forma de converter o povo irlandês ao cristianismo.

Por que não se mimar com esta bela versão do pendente da cruz celta. A pedra oval é trabalhada a partir da pedra preciosa única e antiga da Irlanda, Connemara Marble, que está sendo fabricada há 900 milhões de anos.

Ele também possui pedras de marcassita e um detalhe de nó Trinity em cada braço. O que nos leva perfeitamente ao número 4 em nossa lista de símbolos irlandeses.

4. O Nó da Trindade

Como a cruz celta, a origem do Nó da Trindade remonta à Irlanda pagã, onde três era o número mágico. Os cristãos o usaram como um sinal da Santíssima Trindade e é mais famoso que aparece no impressionante Livro de Kells, do século 9, que está alojado no Trinity College.

Da Vida, Morte e Renascimento ao Pai, Filho e Espírito Santo, o nó da Trindade permanece um antigo símbolo irlandês da eternidade.

Adicione um pouco de elegância irlandesa clássica ao seu visual com nosso colar de nó Trinity mais vendido e conjunto de joias (foto acima). Lindamente trabalhado na Irlanda em prata de lei e apresentando clássicas meias-pérolas de água doce.

5. O Shamrock – A Flor Nacional da Irlanda

Trevo

Portanto, por último, mas não menos importante, o trevo muito amado. Embora possa não ser o emblema oficial da Irlanda, é provavelmente o favorito de todos os símbolos irlandeses. A palavra gaélica é “seamróg” que significa “planta de verão”.

Acredita-se que a planta real seja o trevo branco, nativo da Irlanda e considerado uma erva daninha! Raramente, uma quarta folha aparecerá, dando o famoso trevo de quatro folhas e boa sorte extra para a pessoa que o encontrar.

Diz a lenda que o trevo era considerado sagrado pelos druidas pagãos com sua trinca de folhas, sendo 3 um número místico. A lenda continua que São Patrício então usou o Shamrock para explicar a Santíssima Trindade para os convertidos cristãos no século V na Irlanda. 

Imagina um colar e joias Shamrock é o presente perfeito da Irlanda. Lindamente trabalhada em prata esterlina com cristais verdes esmeralda cintilantes.

Essas são os símbolos mais populares celtas muito apreciados em joias e objetos que simbolizam e dão significado a algo, vale a pena sabe para presenciar a pessoa amada, esperamos que tenha gostado e agora aprecie os significados quando for presentear alguém.

Imagine você conhecendo essa cultura de perto e todos esses símbolos? Uma ótima maneira de fazer isso é fazendo um intercâmbio para a Irlanda, além de poder com isso aprimorar seu inglês e conhecer esse belo país e todas suas peculiaridades!

Voltar ao Topo