6 Melhores Alimentos para o Crescimento do Cabelo, Segundo Nutricionistas

Algumas evidências sugerem que os nutrientes certos podem ajudar a ter cabelos saudáveis, fortes e brilhantes.

Não importa se você tem um corte pixie fofo, aquele cabelão de sereia ou cachos de arrasar, aposto que quer que seus cabelos estejam sempre maravilhosos, né? Olha, a gente não manda em tudo quando o assunto é cabelo — stress, genética, clima e por aí vai, tudo isso influencia muito em nossas madeixas.

Aqui está a imagem vibrante e atraente que mostra uma mulher com cabelos radiantes e saudáveis, cercada por alimentos nutritivos como salmão, ovos, nozes, sardinha, abacate, grão de bico e lentilhas. O cenário é colorido e alegre, valorizando o bem-estar e a saúde.
Alimentos Que Ajudam a Crescer O Cabelo / Imagem: Burguesinhas.com.br

Mas, tem uma coisa que a gente pode pegar firme: a alimentação. Isso mesmo, escolher comidinhas cheias de vitaminas e minerais é tipo o segredinho para um cabelo de dar inveja (e, claro, dar uma passadinha no dermato pode ajudar, viu?).

Então, bora conversar sobre como o que você come pode fazer toda a diferença no seu cabelão? Se você quer ter aquele cabelo bafônico, não pode bobear: tem que caprichar nos nutrientes que fazem tudo ficar top, cabelo, pele e unhas incluídos.

As melhores vitaminas e nutrientes para o crescimento do cabelo incluem:

  • Proteínas magras
  • Ácidos graxos ômega-3
  • Vitaminas solúveis em gordura
  • Vitaminas do complexo B
  • Ferro

Se você está procurando maneiras de adicionar alimentos saudáveis para o cabelo à sua dieta, comece comendo mais destas deliciosas refeições.

1 – Salmão

Você já ouviu nutricionistas falando maravilhas do salmão por anos, e há uma boa razão: Salmão é um dos tipos de peixe mais nutritivos, oferecendo incríveis benefícios para a saúde, de manter seu coração saudável a melhorar o humor e combater a inflamação.

PUBLICIDADE 2

  • Salmão também é uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3, um nutriente chave para um cabelo saudável.
  • Em um estudo, a maioria das mulheres que tomaram ômega-3 e outros suplementos relatou uma redução na perda de cabelo, bem como uma melhoria no diâmetro e densidade do cabelo. Seu corpo não produz naturalmente ômega-3s, então você terá que obtê-los de alimentos ou suplementos.

2 – Ovos

Ovos estão cheios de proteína e nutrientes essenciais que contribuem para a saúde do cabelo, como colina, ferro e vitaminas A, D e B12. Luteína e zeaxantina, duas substâncias encontradas nos ovos, também desempenham um papel chave na manutenção da saúde celular, especialmente dos olhos, pele e cabelo. (Uma dica:

--- PUBLICIDADE ---

  • A maior parte da vitamina D está na gema, então não tenha medo de comer a parte amarela!)
  • Ovos também são ricos em uma vitamina B chamada biotina que ajuda o cabelo a crescer. Um estudo sugere que para pessoas com deficiência de biotina, tomar um suplemento de biotina pode prevenir a perda de cabelo.

3 – Nozes

Além daqueles que são alérgicos, quem não ama beliscar amendoins, castanhas de caju, amêndoas e nozes crocantes e salgadas? Todos são ótimas fontes de proteínas, gorduras saudáveis, biotina e zinco que suportam o desenvolvimento de tecidos saudáveis no couro cabeludo e podem ajudar a estimular o crescimento do cabelo e prevenir a perda de cabelo.

Amendoins são uma fonte significativa de biotina, gorduras saudáveis e minerais como o zinco, conhecidos por estimular o crescimento do cabelo e prevenir a perda de cabelo — uma porção de ¼ de xícara contém até 9 gramas de proteína, 4 gramas de fibra e uma mistura única de antioxidantes.

  • Castanhas-do-Pará estão cheias de selênio, que estudos sugerem que pode ajudar com o crescimento do cabelo.
  • Uma única castanha tem até 90 microgramas de selênio, então você vai querer limitar sua ingestão a não mais do que quatro castanhas-do-Brasil por dia. O selênio também é importante para a produção de hormônios da tireoide que ajudam a regular o crescimento do cabelo.

4 – Sardinhas

Como você pode ver nesta lista, comer frutos do mar é bom para o seu cabelo, até mesmo aqueles que vêm em lata. Sardinhas estão cheias de nutrientes que impulsionam o cabelo, como ácidos graxos ômega-3 que podem reduzir a perda de cabelo e aumentar a densidade do cabelo, e vitamina D que apoia o desenvolvimento dos folículos capilares.

  • A vitamina D é vital para apoiar o crescimento do cabelo, e quando seu corpo carece dela, o crescimento de novos cabelos pode ser dificultado ou estagnado, especialmente em pessoas com perda de cabelo crônica. Especialmente mulheres na menopausa estão em risco de deficiência de vitamina D.
  • Se você optar por sardinhas enlatadas com ossos, também terá um grande aumento (cerca de 325 mg) de cálcio, que desempenha um papel significativo na manutenção da saúde do cabelo.

Uma única porção de sardinhas também tem 25% do valor diário recomendado de ferro, um mineral importante para prevenir a perda de cabelo. Tente adicionar sardinhas a saladas, ensopados e patês como uma alternativa de baixo mercúrio a outros peixes gordurosos.

--- PUBLICIDADE ---

4 – Abacate

O auge dos cafés da manhã deliciosamente saudáveis — adoramos amassado em torradas de grãos integrais com uma pitada de sal marinho — o cremoso abacate está cheio de gorduras saudáveis e biotina. Também é um ingrediente popular em muitas máscaras de cabelo caseiras (olá, domingo de autocuidado). Abacates também contêm vitamina E, um antioxidante que nutre o cabelo.

  • Em apenas um abacate médio, você terá cerca de 28% de suas necessidades diárias de vitamina E. Ele até protege o couro cabeludo do estresse oxidativo e danos que, se não bem nutridos, podem resultar em qualidade de cabelo ruim.

5 – Grão de bico, Lentilhas, Feijões e Ervilhas

Folículos capilares são feitos de proteína, então faz sentido que comer proteína é uma ótima maneira de apoiar o crescimento do cabelo. Se você está procurando uma alternativa vegetariana às proteínas animais, experimente leguminosas (as sementes secas e comestíveis de vegetais) como grão de bico, lentilhas, feijões e ervilhas.

  • Leguminosas são cheias de proteínas (por exemplo, uma xícara de lentilhas tem 18g de proteína) e contêm folato, uma vitamina do complexo B vital para o crescimento do cabelo. Adultos devem visar cerca de 400 microgramas de folato (uma xícara de grão de bico contém 72 microgramas de folato).

6 – Iogurte Grego

Iogurte grego natural e sem açúcar contém toneladas de proteína, que é o alicerce para cabelos lindos. Além disso, o iogurte grego é muito versátil e pode ser incorporado em um café da manhã saciante (pense em smoothies e parfaits) ou em pratos salgados (como molhos e condimentos).

  • O maior atributo do iogurte é seus probióticos, que são as boas bactérias que ajudam seu corpo a absorver nutrientes para manter um crescimento saudável e sustentar um ciclo de cabelo normal e regular. Em um estudo recente, foi descoberto que probióticos promovem o crescimento do cabelo.

Dica rápida! Escolha marcas que tenham cinco cepas ou mais de culturas bacterianas por porção de 6 onças.

Leia: Como fazer o Cabelo Crescer? 5 Receitas Caseiras para o Crescimento.

Devo tomar suplementos para o crescimento do cabelo?

A saúde do seu cabelo é complexa e pode depender de fatores dietéticos, de estilo de vida e ambientais. Quando se trata de atender às suas necessidades nutricionais da maneira mais saudável para o cabelo, os especialistas recomendam alimentos em vez de suplementos. Os nutrientes dos alimentos são mais facilmente absorvidos pelo corpo do que aqueles em suplementos.

Como posso prevenir a perda de cabelo?

A nutrição é chave, então você vai querer verificar com seu médico para ter certeza de que não está deficiente em nutrientes como ferro ou vitamina D. E claro, tratar quaisquer condições médicas que causem perda de cabelo é imprescindível. Algumas condições comuns incluem estresse, problemas na tireoide e problemas autoimunes.

Keila Carlos

Sou cristã, goiana, filha, esposa e mãe de duas crianças lindas. Com Graduação em Letras, pela Universidade Federal de Goiás, sempre fui apaixonada por leitura e escrita. Aos nove anos de idade, ganhei um concurso de redação, realizado entre alunos da rede municipal da cidade de Jataí-Go.