Quem tem Vitiligo pode fazer Tatuagem ou micropigmentação?

Esta pergunta é mais comum do que você pensa. As tatuagens existem há séculos como meio de autoidentificação. A arte corporal é frequentemente usada para encobrir deformidades, realçar características e apresentar um lado de si mesmo ao mundo.

Então, é seguro fazer uma tatuagem sobre uma doença de vitiligo? E se você estiver sob medicação para tratamento de vitiligo? A tinta da tatuagem é segura para quem tem vitiligo? Ou o processo de tatuagem irritará ainda mais sua pele e agravará o vitiligo?

A resposta a essas perguntas depende de vários fatores, como a estabilidade dos sintomas do vitiligo, o propósito e o local de fazer uma tatuagem. Primeiro, vamos entender o que é a doença do vitiligo e, em seguida, explorar as opções disponíveis para você.

camada da pele sem pigmentação – manchas de vitiligo

O que é Vitiligo?

Nosso corpo possui células chamadas melanócitos, que produzem o pigmento que dá a cor à nossa pele. Às vezes, nosso sistema imunológico ataca erroneamente nossas próprias células.

Se os melanócitos em uma determinada parte do corpo forem atacados, eles param de produzir pigmento e aparece uma mancha branca, que é chamada de vitiligo.

As manchas de vitiligo podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas afetam principalmente o rosto, os braços, as pernas e as áreas retais.

O que dizem os médicos?

Os médicos informam que não é indicado que pessoas com Vitiligo façam tatuagem (micropigementação) para cobrir as manchas. Isso porque a pele da pessoa que tem a doença mais é sensível e pode reagir de diferentes formas.

A “escoriação” que a tatuagem causa na pele pode ocasionar o fenômeno de Koebner.

Esse fenômeno é uma reação que a pele faz quando é traumatizada, escoriada ou mesmo quando é bronzeada excessivamente. E ao provocar esse fenômeno a área despigmentada pode aumentar, agravando quadro da doença.

O ideal é que antes de fazer a pigmentação na pele, você consulte um dermatologista para saber qual é a situação atual das suas manchas de vitiligo.

Propagação das manchas de vitiligo

Os principais sintomas do vitiligo são o aparecimento súbito de uma, poucas ou muitas manchas brancas leitosas de formas e tamanhos irregulares na pele.

Pequenas áreas de despigmentação gradualmente começam a se espalhar para envolver áreas maiores do corpo. As manchas aparecem mais proeminentes em pessoas de pele escura e podem ser bastante desfigurantes às vezes.

No que diz respeito à evolução e às razões das manchas brancas na pele, elas são altamente imprevisíveis. Alguns casos experimentam um avanço extremamente rápido, com envolvimento rápido de grandes áreas do corpo, enquanto em alguns casos, pode haver algumas pequenas manchas que não mudam muito com o tempo.

A fase ativa de desenvolvimento de novas manchas pode ser seguida por uma fase que não apresenta novas manchas. Portanto, ao fazer uma tatuagem com vitiligo, é difícil dizer se sua doença se espalhará ou não.

Tatuagem ( micropigmentação ) antes e depois do procedimento.

Por que as pessoas afetadas com vitiligo fazem tatuagem?

Viver com a doença de vitiligo pode ser muito difícil. Como as manchas costumam ser visíveis, as pessoas costumam confundi-las com sinais de hanseníase e acabam tratando o paciente como um pária social.

Pessoas com vitiligo sofrem tremendamente com o medo de serem rejeitadas socialmente. Isso pode ser emocionalmente devastador e pode levar à distorção da autoimagem de uma pessoa.

Por isso, as pessoas procuram diferentes opções como micropigmentação e tatuagens para lidar com essa condição de pele e tentam encobri-la o máximo possível.

A micropigmentação é boa para o vitiligo?

Embora existam inúmeras opções de tratamento para o vitiligo, a maioria delas precisam de muito tempo para produzir bons resultados cosméticos.

Camuflar as lesões cutâneas pode ser uma opção útil nesses pacientes. O uso adequado de camuflagem tem demonstrado melhorar a qualidade de vida em pacientes com vitiligo.

Tatuagens em cima das manchas de Vitiligo

Os motivos de fazer tatuagens

As razões para fazer uma tatuagem sobre a pele em pacientes com vitiligo são diferentes:

  • Algumas pessoas querem fazer micropigmentação para corrigir um local machado como sobrancelhas, olhos e boca,
  • Algumas pessoas querem tatuar uma frase ou frase legal sobre suas manchas de vitiligo para servir como uma distração ou motivação,
  • Algumas pessoas querem simplesmente melhorar a sua autoestima com micropigmentações estéticas, e
  • Outras simplesmente querem fazer uma tatuagem em uma parte do corpo que não tenha manchas.


Mas, essas opções não funcionam na maioria das vezes por vários motivos.

Em primeiro lugar, se o seu estado de vitiligo estiver na fase ativa, as manchas podem se espalhar além da tatuagem. Em segundo lugar, é muito difícil combinar a cor da pele com a tinta da tatuagem, em parte por causa das mudanças na cor da pele com as estações, a exposição ao sol e a idade.

Além disso, a tinta da tatuagem parece muito diferente quando se instala na pele. Portanto, seja qual for a cor que você selecionar para a tatuagem, ela parecerá muito diferente quando for colocada na pele profunda por meio de uma agulha de tatuagem.

Outro problema é que mesmo que você faça uma tatuagem em um local sem manchas (longe de uma mancha de vitiligo), você pode obter uma nova mancha na área da tatuagem.

Por exemplo, se você tem uma mancha de vitiligo em seu braço direito e faz uma tattoo nas costas, existe a possibilidade de obter um nova mancha de vitiligo nas suas costas após a perfuração da camada da pele.

Por que isso acontece?

Foi constatado que as pessoas costumam ter novas manchas de vitiligo em uma área onde a pele fica machucada ou danificada. Por exemplo, se você tem vitiligo e pratica esportes ativamente, cai e bate com o joelho, é provável que as novas manchas de vitiligo apareçam no joelho machucado.

O mesmo vale para tatuagens…

Uma tatuagem ou micropigmentação perfura uma camada da pele e, portanto, é considerada uma ferida… onde pode ocorrer o fenômeno de Koebner. No entanto, os métodos modernos de tatuagem e tinta usados ​​são seguros para a maioria dos tipos de pele e a tatuagem (micropigmentação) cicatriza em poucas horas.

O que você pode fazer sobre sua condição de vitiligo e tatuagem?

É altamente recomendável consultar um médico e entender a estabilidade dos sintomas do vitiligo antes de fazer uma tatuagem.

Se o seu vitiligo não estiver na fase ativa, você pode fazer uma tatuagem o mais longe possível das áreas onde você tem uma condição de vitiligo ativo enquanto faz um tratamento para o vitiligo.

Outra opção é a técnica de micropigmentação com vitiligo. Esta forma de tatuagem foi desenvolvida especialmente para pacientes com vitiligo, para ajudar a combinar a área afetada com o resto da pele. O procedimento é realizado sob anestesia local para que o paciente se sinta confortável.

A micropigmentação do vitiligo é recomendada apenas para pacientes cuja condição de vitiligo é certificada como estagnada por meio de testes. Os resultados são vistos cerca de duas a três semanas após a tatuagem. Embora este método não garanta resultados permanentes – o vitiligo ainda pode se espalhar.

Se você está procurando uma solução confiável, permanente e segura para tratar a doença de vitiligo, pode tentar a homeopatia.

Como a homeopatia ajuda no tratamento da doença de vitiligo?

O tratamento homeopático para o vitiligo se concentra na cura holística da doença. O medicamento homeopático para o vitiligo é seguro contra quaisquer efeitos colaterais prejudiciais e, portanto, é uma escolha popular para o tratamento do vitiligo.

O vitiligo é um distúrbio autoimune e a homeopatia ajuda a curar o sistema imunológico. Assim, tem como alvo a causa raiz da doença. A homeopatia atua estimulando as células de melanina do corpo a produzir o pigmento melanina e também desacelerar o desenvolvimento de mais manchas em todo o corpo.

O medicamento homeopático é prescrito no histórico do caso individual para que o estresse subjacente possa ser efetivamente tratado com homeopatia, o que pode trazer um resultado positivo no tratamento do vitiligo.

Os medicamentos homeopáticos para o vitiligo não apenas ajudam a controlar a disseminação das manchas brancas; eles também ajudam na repigmentação (retorno da cor normal da pele do indivíduo), aumentando a formação natural de melanócitos, sem quaisquer efeitos colaterais.

Mais importante ainda, a homeopatia reduz as chances de recorrência – ou a possibilidade de manchas brancas reaparecerem.