Reação Alérgica Micropigmentação

Você está em busca da facilidade de sair da academia para o trabalho ou fazer reservas para o jantar sem precisar reaplicar a maquiagem? Quer acordar de manhã e poupar alguns minutos de sua rotina?

A micropigmentação pode ser uma solução! Mas Clama! Antes de realizar uma micropigmentação, conheça bem os riscos e as alergias que podem ocorrer quando nos submetemos ao procedimento.

Mas quais são os riscos ou reações alérgicas na micropigmentação?

Millie Bucknall desenvolveu uma grave reação alérgica

Em vídeos divulgados no TikTok, Millie Bucknall revela como uma reação adversa a uma brow lamination, técnica para deixas os fios das sobrancelhas arqueados e ligeiramente rebeldes, piorou gradualmente e pôs em risco sua saúde.

Na rede social, a inglesa exibe suas sobrancelhas bonitas e volumosas após o tratamento. Porém, em pouco tempo, ela mostra como seu rosto ficou vermelho e inchado com a alergia, incapacitando-a até de abrir o olho direito.

Compreendendo a maquiagem permanente

Quando você opta por uma maquiagem definitiva, também chamada de micropigmentação, está na verdade fazendo uma tatuagem detalhada em seu rosto.

Uma agulha insere tinta colorida em sua pele para imitar a maquiagem. Algumas das tatuagens de maquiagem definitivas mais comuns são feitas para se parecer com delineador, delineador de lábios, sobrancelhas e até mesmo blush.

Os riscos da micropigmentaçao

Como outros tipos de tatuagens, a maquiagem definitiva pode trazer riscos à saúde e efeitos colaterais:

Dor. Fazer qualquer tatuagem pode causar algum desconforto. O nível de dor que você sente depende de vários fatores, incluindo a espessura da área da pele a ser tatuada. No entanto, o profissional da pigmentação pode entorpecer levemente a pele antes do procedimento.

  • Inchaço;
  • sensibilidade;
  • hematomas;

podem ser os efeitos colaterais de curto prazo da micropigmentação. No entanto, certas áreas do rosto são mais propensas a efeitos colaterais do que outras.

Por exemplo, a micropigmentação de sobrancelhas possuí poucos efeitos colaterais, enquanto a micropigmentação labial, muito requisitada pelas famosas, podem causar inchaço moderado e hematomas ocasionais.

Como regra geral, quanto mais trabalho você tem, maior a chance de efeitos colaterais. Por exemplo, a cor dos lábios é mais invasiva do que forrar os lábios. Não importa que tipo de maquiagem permanente você obtenha, espere um pouco de maciez por alguns dias.

Infecção. Embora alguns efeitos colaterais sejam específicos de um local, outros riscos decorrem da própria tatuagem. Por exemplo, toda tatuagem permanente traz algum risco de infecção.

Se o seu tatuador usa equipamento ou agulhas que não são esterilizados adequadamente ou usa tinta contaminada, você corre o risco de contrair doenças infecciosas, como hepatite, infecções de pele e até HIV.

Reação alérgica. Embora raro, algumas pessoas tiveram reações alérgicas a certos pigmentos de tinta de tatuagem. Os sintomas de uma reação alérgica podem incluir erupção cutânea com comichão e inchaço.

Arrependimento. Tatuar qualquer coisa permanente em seu rosto é um tanto arriscado. As tendências mudam – assim como a cor facial e a firmeza.

Leia Também: Micropigmentação Labial das Famosas

Realize um teste alérgico antes:

Pode-se fazer um teste alérgico antes, o profissional precisará fazer uma pontinha atrás da orelha. Se houver alguma reação nas próximas horas o ideal é que não faça o procedimento.

Se já existe algum tipo de produto que você possa ser alérgica fale para o profissional, as vezes a alergia não é do pigmento e sim de outros produtos que podem ser usados nos procedimentos, como anestésico, cosméticos e etc.

Mulher tem alergia grave após pigmentação de sobrancelhas

Alergia da pigmentação como tratar

a micropigmentação causa uma ferida leve na pele e o corpo curará naturalmente a região desde que ela seja mantida limpa e calma. É importante lavar a área diariamente e evitar atividades que causem estresse na região, como fricção, longos banhos quentes, natação e bronzeamento no rosto. 

Como tratar alergia a micropigmentação:

  1. Tome um banho quente e lave as sobrancelhas diretamente sob o chuveiro por 5 minutos. Isso vai começar a suavizar o acúmulo de espessura da infecção.

  2. Depois que a crosta é amolecida, suavemente começar a esfregar a crosta sob a água corrente do chuveiro até que seja completamente removida. Lembre-se, você tem que esfregar em água corrente. 

    A água morna contínua permite a liberação rápida e suave da crosta.

  3. Uma vez terminado, gentilmente acaricie a sobrancelha/face com uma toalha limpa e fresca.

  4. Não coloque nenhum produto nas sobrancelhas. 

A crosta já foi removida e a pele precisa respirar. Você pode colocar hidratante em seu rosto, mas não nas sobrancelhas. Neste momento, você pode ver um médico para mais conselhos. 

A pele agora pode respirar e receber oxigênio, o que ajuda na recuperação.

Em caso de uma não melhora, procure um médico.

Quem tem alergia pode fazer sobrancelha fio a fio?

Vale ressaltar que o procedimento não é indicado para quem tem alergia a algum pigmento, nem para grávidas, pacientes com diabetes não controlado e para pessoas com doenças de pele em tratamento.

Micropigmentação Preço

E essas mudanças podem causar insatisfação com sua maquiagem permanente no futuro. Os erros cometidos pelo seu profissional de tatuagem serão bastante visíveis. A maquiagem permanente custa entre R$400 e R$1.800, e removê-la é difícil e cara.

É importante pensar em todos os riscos da pimentação, bem como nos benefícios antes de optar pela maquiagem definitiva.

Dicas para maquiagem permanente

Se você decidiu pela maquiagem definitiva, siga estas dicas:

  • Escolha cuidadosamente o tipo e a cor de sua micropigmentação junto ao profissional. Não tome uma decisão com base em tendências.

  • Verifique se o(a) profissional possuí experiência e se é credenciado(a).

  • Faça perguntas como: Você já fez esse tipo de procedimento antes? Você já fez cursos avançados de educação continuada nessa área de especialidade? Você pode me mostrar seus certificados? Você tem fotos do seu trabalho concluído?

  • Certifique-se de que a sala de procedimentos esteja limpa e arrumada.

  • Observe que todas as agulhas são novas e esterilizadas. Eles devem ser abertos em um pacote na sua presença.

banner curso sobrancelhas perfeitas
Curso Sobrancelhas Perfeitas por Jéssica Soares

Curso de Micropigmentação de Sobrancelha