12 sinais importantes de que não bebemos água suficiente

Não há muito neste mundo mais refrescante do que um copo alto de água gelada. Não acho que haja alguém vivo que possa negar que, às vezes, um simples copo de água pode ser mais satisfatório do que uma xícara de café ou uma lata de refrigerante.

Apesar disso, muitos de nós não bebemos água suficiente diariamente. Ao nos privarmos do recurso mais natural do mundo, estamos continuamente danificando nossos corpos. Se você reconhecer algum dos seguintes sinais em si mesmo, recomendamos que você beba um copo de H2O imediatamente.

1. Sua boca está seca

Isso parece bastante óbvio, mas as ramificações podem não ser assim. Claro, sempre que você sentir aquela sensação pegajosa e desagradável em sua boca, você obviamente pegaria algum tipo de líquido.

Mas as bebidas açucaradas são apenas uma solução temporária para um problema maior. Beber água lubrifica as membranas mucosas da boca e da garganta, que continuarão a manter a boca úmida com saliva por muito tempo após o primeiro gole.

2. Sua pele está seca

Sua pele é o maior órgão do seu corpo, então é claro que ela precisa se manter hidratada. Na verdade, a pele seca é um dos primeiros sinais de desidratação total, o que pode levar a problemas muito maiores.

A falta de água significa falta de suor, o que leva à incapacidade do corpo de lavar o excesso de sujeira e óleo acumulados ao longo do dia. Se você quiser evitar rugas, seu primeiro recurso deve ser beber mais água.

3. Você está com muita sede

Já falamos da boca seca, mas a sede vai além de uma língua desértica. Qualquer pessoa que já teve uma ressaca pode dizer que, ao acordar, seu corpo simplesmente não consegue água suficiente.

O álcool desidrata todo o corpo, e a água potável envia ‘SIM POR FAVOR!’ sinais para o cérebro até que seus níveis de fluido voltem à linha de base. Ouça o que seu corpo está lhe dizendo; sabe do que fala!

4. Seus olhos estão secos

A essa altura, deve estar claro que beber água afeta mais do que apenas a boca e a garganta. A falta de ingestão de água leva a olhos secos e vermelhos (mais uma vez, pense naquela última ressaca). Sem água no corpo, seus canais lacrimais secam.

Se você está pensando ‘E se eu não puder chorar?’, perceba que isso pode causar muito mais danos aos seus olhos, especialmente se você usar lentes de contato diariamente.

5. Você sente dor nas articulações

Nossa cartilagem e discos espinhais são compostos de cerca de 80% de água. Esta é uma necessidade absoluta para evitar que nossos ossos batam uns contra os outros a cada passo que damos.

Ao manter seu corpo hidratado, você garante que suas articulações possam absorver o choque de movimentos bruscos, como correr, pular ou cair desajeitadamente.

6. Sua massa muscular diminui

Seus músculos, também, são compostos principalmente de água. Obviamente, menos água no corpo significa menos massa muscular.

Beber água antes, durante e depois de um treino não apenas mantém você hidratado e confortável, mas também leva água para os lugares certos em seu corpo e diminui a chance de desenvolver inflamação e dor relacionada ao exercício e levantamento de peso.

7. Você fica doente por mais tempo

Beber água permite que seu corpo elimine continuamente as toxinas. Seus órgãos trabalham para filtrar certos produtos residuais como uma máquina, mas se você não abastecer a máquina com água, ela não funcionará corretamente.

O que acaba acontecendo em um corpo desidratado é que os órgãos começam a puxar água de áreas armazenadas como o sangue, o que leva a um novo conjunto de problemas.

8. Você se sente cansado e letárgico

Como acabamos de mencionar, quando um corpo está desidratado, ele “empresta” água do seu sangue. A falta de sangue adequadamente hidratado leva à falta de oxigênio sendo levado por todo o corpo.

Claro, a falta de oxigênio leva à sonolência e fadiga total. A falta de resistência significa que você começará a experimentar o acidente das 14h cada vez mais cedo no seu dia (e lembre-se, o café não ajudará a longo prazo).

9. Você sente muita fome

Quando você está desidratado, seu corpo pode começar a pensar que precisa de comida. Isso acontece ao longo do dia, e durante a noite quando você acorda com vontade daquele lanche da meia-noite.

No entanto, comer alimentos cria mais trabalho para seu corpo, enquanto beber água purifica e seus órgãos e fornece o combustível necessário para passar pelos outros processos pelos quais o corpo passa.

10. Você tem problemas digestivos

Falamos antes sobre o muco em nossa boca e garganta, e como manter-se hidratado permite que a membrana funcione corretamente. Isso também se aplica a todo o sistema digestivo.

Sem hidratação adequada, a quantidade e a força do muco no estômago diminuem, permitindo que o ácido estomacal cause grandes danos ao seu interior. Isso leva ao que comumente chamamos de azia e indigestão.

11. Envelhecimento precoce

A quantidade de água que nosso corpo retém diminui naturalmente à medida que envelhecemos. Obviamente, o que isso significa é que, à medida que envelhecemos, devemos aumentar conscientemente nossa ingestão de água.

Embora o envelhecimento precoce seja mais evidente do lado de fora, o dano que ele causa ao nosso interior será sentido ao longo do tempo. Para diminuir o risco de deixar seu corpo em carne viva, é importante continuar bebendo água ao longo da vida.

12. Você está lendo isso e chegou até aqui

Eu bebo água o tempo todo. Quase sempre tenho um copo ou uma garrafa de água ao meu lado, seja trabalhando, malhando ou me exercitando na frente da TV. Se você clicou neste artigo, é provável que tenha pensado: ‘Hmm, acho que não bebo água suficiente.’

Então, se você acha que não, beba um copo agora mesmo! Não exagere, é claro, mas se você não estiver ingerindo a quantidade recomendada (que é maior do que você imagina), não há mal nenhum em beber mais.

Agora, se você me dá licença, toda essa digitação me deixou com sede.

Compartilhe nas redes sociais :)