Tipos de trança no cabelo: 7 estilos diferentes de penteados
Boa ideia para quem quer ter opções de visual, os tipos de trança no cabelo são uma excelente forma de compor o seu look. Do mais simples ao mais complexo, as tranças podem se adaptar a qualquer estilo.
Apesar de não ser tão simples assim, a ponto de muitas procurarem uma clínica de estética em Alphaville para fazer, não é impossível você mesma fazer a sua trança.
Hoje parte de diversas culturas, as tranças tem origem no continente africano, e são parte importante da cultura local. No entanto, esse modelo de cabelo já ganhou o mundo, e tem, hoje, diferentes formas e tipos.
Quer saber mais sobre os tipos de trança no cabelo? Confira a seguir 7 tipos diferentes!
7 Tipos de trança no cabelo
Como você já deve saber, existem diferentes tipos de trança no cabelo. Mas é bem provável que você não conheça todos os tipos e formatos.
Não faltam exemplos, para gostos e visuais, de tranças. O penteado, aliás, já faz parte da cultura mundial. Aliás, esse tipo de cabelo tem grandes referências também no mundo pop.
As tranças de Daenerys Targaryen, interpretada por Emilia Clarke, em Game of Thrones, são um bom exemplo disso.
Mas seja qual for o seu estilo, existem diferentes tipos de trança que podem te ajudar a compor o seu visual. Confira a seguir 7 modelos de trança que você pode usar.
Trança boho
Um tipo bem comum de tranças, usada tanto em cabelos curtos quanto longos, é a trança boho. Esse tipo é compõe bem um look casual, para o dia a dia.
Aliás, a trança boho combina com qualquer textura de cabelo, e combina muito bem com cabelos cacheados e ondulados.
O penteado cai muito bem no verão, usado em conjunto com acessórios como colares, por exemplo. Para estilos mais elegantes, também é possível usar brincos e pérolas para um com contraste.
Trança boxeadora
Tipo bem comum, a trança boxeadora ainda é um penteado bastante utilizado, e compõe bem muitos tipos de looks. Esse modelo é bem versátil, e também serve para todos os tamanhos e texturas de cabelos.
Assim, o penteado também é uma boa opção para o verão, o que garante um visual mais despojado, sem perder em modernidade.
Além disso, esse tipo de trança também combina com acessórios grandes, como os brincos de argola. Outros acessórios, como braceletes e argolas, também são usados para compor o seu visual.
Trança com coque
Mais um entre os tipos de trança de cabelo é a trança com coque. Apesar de não parecer, o coque pode ser usado com uma branca.
Contudo, o coque pode ser mais básico, com uma trança em um estilo mais formal, o que vale tanto para o dia a dia quanto para eventos.
Ou seja, esse é um tipo de trança bem versátil, com uma boa diversidade de looks, porém mais indicado para cabelos mais longos.
Trança espinha de peixe
Apesar de ter um nome pouco comum, a trança espinha de peixe é um tipo bem clássico desse penteado. É um estilo bastante sofisticado, com esse nome por se assemelhar com a espinha dos peixes.
O modelo de trança combina bem com um lenço, no estilo que combine com seu penteado e personalidade. Aliás, o lenço também pode ser trançado junto ao cabelo, e usado no final para prender e dar um toque ainda mais interessante.
Trança holandesa
Também chamado de Dutch braid, mas mais conhecido como trança holandesa, esse é um tipo bem tradicional, e vem ganhando mais espaço e destaque atualmente. O penteado combina bem para qualquer ocasião, seja para eventos mais sofisticados até saídas mais casuais.
Mas o que ditará o tom desse penteado, e onde ele se encaixa, são os acessórios usados. Isto é, a trança combina bem com visuais minimalistas. Para isso, você pode optar por acessórios florais, por exemplo.
No entanto, se a ideia é se arrumar para um evento sofisticado, você pode utilizar brincos de pedras.
Tiara de tranças
Modelo bastante conhecido e popular, mas que mesmo assim carrega uma sofisticação, é a tiara de tranças. Bastante presente em eventos como casamentos e festas, esse estilo combina tanto com cabelos curtos quanto mais longos.
Além disso, a tiara de tranças pode ser feita tanto com uma trança mais fina e discreta, quanto uma trança grossa e bem marcada. Tudo dependerá do seu estilo e de como deseja compor o look.
Aliás, algo que sempre vale a pena aposta é usar acessórios de brilho para o cabelo. Isso incrementa o visual festivo, complementado om peças mais clássicas.
Trança tradicional
Por fim, mas não menos importante, temos ainda a trança tradicional. Estilo bem versátil e útil entre os tipos de trança no cabelo, ela dá margem para sua criatividade, além de ajudar na composição com diferentes elementos, acessórios e cores.
A trança tradicional pode ser feita tanto destacando a lateral do seu cabelo, quando a parte de trás. Acessórios florais e lenços também cabem muito bem aqui, inclusive para amarração da trança.
Mas algo que fará com que essa trança se destaque ainda mais é escolher corretamente os acessórios para orelha e pescoço. Brincos mais delicados são uma boa opção, além de um mix de colares combinando com o seu visual.
Tipos de trança no cabelo: como manter a trança?
Agora que voe já conhece os 7 tipos de trança no cabelo, uma dica valiosa é saber como fazer para manter a trança por mais tempo.
Esse tipo de penteado costuma oferecer um longo período de sossego, sem a necessidade de ficar mudando de visual. Mas para isso, existem alguns cuidados que você pode adotar:
- Bons acessórios: invista em acessórios de qualidade, que ajudem a manter o penteado por mais tempo;
- Projeta o seu cabelo: na hora de dormir, vale usar o que estiver a disposição para ajudar a proteger seu cabelo. Assim, fronhas e até meia-calça podem ser bem úteis;
- Lave as tranças: também é indicado lavar as tranças a cada 15 dias, com shampoo em pouca quantidade. Além disso, os óleos ajudam a manter a hidratação.
Com isso você consegue não só manter as tranças por mais tempo, como também dar ao seu cabelo um aspecto muito mais bonito e saudável.