Tratamento para estrias: Funciona e qual é o melhor?

A estria é um tipo de cicatriz que se desenvolve quando nossa pele estica ou encolhe rapidamente. A mudança abrupta faz com que o colágeno e a elastina, que sustentam nossa pele, se rompam. À medida que a pele cicatriza, as estrias podem aparecer.

Nem todo mundo desenvolve estrias na pele. Os níveis hormonais flutuantes parecem desempenhar um papel fundamental. Você também pode ter um risco maior se as pessoas da sua família tiverem estrias.

Se você desenvolveu estrias, é mais provável que ocorreu durante esses períodos:

  • Surtos de crescimento que acontecem na puberdade
  • Gravidez
  • Perda ou ganho de peso rápido
  • Treinamento com pesos onde teve crescimento muscular rápido

A aplicação de um corticosteróide na pele por um longo tempo também pode causar estrias. Se você tem doença de Cushing ou síndrome de Marfan, pode ver estrias.

Quando as estrias aparecem pela primeira vez, elas tendem a ser vermelhas, roxas, rosa, marrom-avermelhadas ou marrom-escuras, dependendo da cor da sua pele. As estrias iniciais podem parecer levemente elevadas e podem causar coceira.

Com o tempo, a cor desaparece e as faixas estreitas afundam sob sua pele. Se você passar o dedo sobre uma estria madura, muitas vezes sentirá uma leve depressão.

Como acabar com as estrias?

Como qualquer cicatriz, as estrias são permanentes, mas alguns tratamentos para estrias podem torná-las menos perceptíveis. Os tratamentos também pode ajudar a aliviar as coceiras.

Se você estiver grávida ou amamentando, consulte seu médico antes de tratar as estrias. Alguns produtos contêm ingredientes, como o retinol, que podem prejudicar seu bebê.

É importante entender que nenhum tratamento único funciona para todos – e muitos produtos parecem não funcionar. Aqui está o que os pesquisadores descobriram sobre os muitos tratamentos para estrias.

Cremes, loções e géis para estrias: Os pesquisadores estudaram muitos dos cremes, loções e géis vendidos para tratar estrias. Embora nenhum produto pareça ajudar o tempo todo – e alguns parecem não ajudar em nada – os pesquisadores descobriram alguns truques úteis. Se você quiser experimentar um desses cremes, loções ou géis para diminuir as estrias, certifique-se de:

  • Use o produto nas primeiras estrias. O tratamento parece ter pouco efeito sobre as estrias maduras.
  • Massageie o produto nas estrias. Dedicar um tempo para massagear o produto suavemente na pele pode torná-lo mais eficaz.
  • Aplique o produto todos os dias durante semanas. Se vir resultados, demoram semanas a aparecer.

Tratamentos caseiros para estrias: Em estudos, os remédios caseiros para estrias não funcionaram. Os pesquisadores descobriram que nenhuma das estrias desapareceu quando as pessoas passaram óleo de amêndoa, manteiga de cacau, azeite ou vitamina E em suas estrias.

Bronzeamento não esconde as estrias. Quando você se bronzeia, algumas estrias se tornam mais visíveis porque não bronzeiam.

Autobronzeador: Enquanto o bronzeamento pode tornar as estrias mais visíveis, um autobronzeador pode disfarçar as estrias – tanto as novas quanto as maduras. Mas a real é que um autobronzeador não pode se livrar das estrias.

Procedimento para estrias

Medicamento prescrito que você aplica à sua pele: Em estudos apontam que dois ingredientes parecem oferecer algum alívio para as estrias:

  • Ácido hialurônico
  • Tretinoína

Em dois grandes estudos, a aplicação de ácido hialurônico nas estrias iniciais tornou as estrias menos perceptíveis.

Tretinoína. A tretinoína tópica (ácido retinóico) promove melhora na produção do colágeno e fibras elásticas, resultando na melhora da textura da pele e atenuando a diferença entre as estrias e a pele normal. Em um estudo, as pessoas que aplicaram este creme prescrito todas as noites por 24 semanas tiveram estrias menos visíveis. Aqueles que não aplicaram o creme viram suas estrias iniciais crescerem. Outros estudos encontraram resultados semelhantes.

Procedimentos que os dermatologistas realizam: Os dermatologistas usam os seguintes procedimentos para tornar as estrias menos visíveis, mas nenhum deles pode acabar com as estrias:

  • Peeling químico
  • Terapia a laser
  • Microdermoabrasão
  • Frequência de rádio
  • Ultrassom

Para obter os melhores resultados, seu dermatologista pode usar mais de um procedimento. Por exemplo, seu dermatologista pode tratá-lo com radiofrequência e um laser de corante de pulso.

Com todos os procedimentos, os efeitos colaterais são possíveis. Nas mãos hábeis de um dermatologista certificado, os efeitos colaterais tendem a ser menores e temporários. É comum ter alguma vermelhidão e inchaço após um procedimento. A vermelhidão e o inchaço tendem a desaparecer em algumas horas ou dias.

Um dermatologista pode dizer se algum desses tratamentos seria melhor para você, considerando sua saúde, idade e há quanto tempo você tem estrias.

Mas se contente o quanto antes de que não existe; o melhor tratamento para estrias. Cada pele é uma pele e cada tratamento corresponde de uma jeito diferente.

Leia também: Camuflagem de estrias dura quanto tempo?

Alguma coisa pode prevenir as estrias?

Resposta curta: Talvez.

Pesquisadores descobriram que muitos cremes que dizem prevenir estrias não funcionam. Em estudos, nem o óleo de amêndoa, a manteiga de cacau, o azeite de oliva nem a vitamina E preveniram as estrias.

Outros ingredientes podem funcionar. Pesquisadores descobriram que produtos contendo centella ou ácido hialurônico podem ajudar a prevenir estrias. Centella é uma erva, e nossa pele naturalmente contém ácido hialurônico.

Quando procurar a expertise de um dermatologista

Tratamentos para estrias que você pode comprar em uma loja ou online podem ser caros. Se você está gastando muito tempo e dinheiro sem obter nenhum resultado, consultar um dermatologista certificado pelo conselho pode ser útil.

Os procedimentos de consultório provaram ser mais eficazes do que os cremes, loções e géis. Os dermatologistas também podem falar sobre qualquer novo produto ou procedimento que possa ajudar.

Compartilhe nas redes sociais :)