Publicidade

Tricologia e Terapia Capilar: Para Queda de Cabelo

Continua após anúncio



Um tricologista é um especialista que se concentra em tricologia – o estudo de doenças ou problemas relacionados ao cabelo e couro cabeludo, bem como seus tratamentos.

O que é a Tricologia Capilar?

Tricologia Capilar leva o nome da palavra grega Trikhos, que significa cabelo. Embora os tricologistas sejam formados em dermatologia na sua grande maioria, eles podem aconselhar pessoas com problemas relacionados ao cabelo, como queda de cabelo ou problemas no couro cabeludo.

O que faz um tricologista?

Os especialistas tricologia ajudam pessoas com problemas como queda de cabelo, quebra de cabelo, couro cabeludo oleoso e psoríase no couro cabeludo. Alguns tricologistas também podem tratar problemas relacionados a condições como alopecia e tricotilomania, ou distúrbio de puxar o cabelo.

Os tricologistas examinam o cabelo e o couro cabeludo para diagnosticar e recomendar o tratamento para sua condição e sua gravidade.

Qual a diferença entre a tricologia e a terapia capilar?

O terapeuta capilar não lida com medicamentos e exames mais profundos, como o tricologista e o dermatologista, antes de qualquer terapiar capilar, o ideal é que você passe profissional especializado como o dermatologista ou tricologista.

Publicidade

Razões para consultar um tricologista

Os tricologistas tratam uma ampla gama de condições de cabelo e couro cabeludo:

Publicidade

Mulher Com O Cabelo Caindo Na Escova
Imagem De Martin Slavoljubovski Por Pixabay

Calvície Masculina e Feminina

A calvície é uma forma comum de perda de cabelo, ou alopecia, em homens e mulheres. Para os homens, o cabelo é perdido em um padrão bem definido, começando acima de ambas as têmporas, eventualmente recuando para formar uma forma característica de “M”. As mulheres são mais propensas a experimentar queda de cabelo em geral sem uma linha fina recuada.

Além dos aspectos emocionais da perda de cabelo, a calvície masculina tem sido associada a várias condições médicas graves, incluindo doença cardíaca coronária, aumento da próstata, diabetes e pressão alta.

A perda de cabelo em mulheres está associada a um risco elevado de síndrome dos ovários policísticos (SOP), um desequilíbrio hormonal que pode causar menstruação irregular, acne e ganho de peso.

Queda de cabelo

A queda de cabelo, ou eflúvio telógeno, ocorre quando grandes seções de cabelo se desprendem do couro cabeludo. Isso pode ser causado por várias condições, incluindo estresse, cirurgia, febre alta, perda de sangue, alteração hormonal e parto. A queda de cabelo é um efeito colateral comum de alguns medicamentos quimioterápicos.

Continua após anúncio

Se você estiver com queda de cabelo, um tricologista pode ser um bom lugar para começar. Eles devem ser capazes de encaminhá-lo a um médico que possa ajudá-lo com as condições subjacentes.

Leia também: Queda de Cabelo: Quando devo começar a me preocupar?

Alopecia cicatricial

A alopecia cicatricial é uma condição em que os folículos capilares são destruídos, o que leva à perda de cabelo irreversível. Um tricologista pode ajudá-lo a tratar essa condição. Se a alopecia cicatricial for tratada precocemente, os pacientes às vezes podem regenerar o cabelo. Em outros casos, a perda de cabelo é permanente.

A alopecia cicatricial é causada por distúrbios inflamatórios, produtos químicos como relaxantes capilares e várias condições fúngicas.

Crescimento excessivo de cabelo em mulheres

As mulheres que apresentam crescimento excessivo de pelos, ou hirsutismo, podem notar o crescimento excessivo de pelos no corpo ou no rosto. Muitas vezes, as mulheres experimentam o crescimento do cabelo em lugares onde os homens normalmente têm cabelo, mas as mulheres não, incluindo o lábio superior, queixo, peito e costas. O hirsutismo é causado por um excesso do hormônio masculino andrógeno.

SOP geralmente causa hirsutismo em mulheres. Também pode resultar de distúrbios da glândula pituitária, adrenal ou tireóide ou efeitos colaterais de medicamentos. Um tricologista pode tratar a condição ou ajudar a orientá-lo ao médico certo para obter um diagnóstico, dependendo de sua causa raiz.

O que esperar do tricologista

Quando você visita um tricologista, pode esperar um exame completo de seu cabelo e couro cabeludo.

O tricologista pode fazer várias perguntas sobre seu histórico médico, nutrição, estilo de vida e rotina de cuidados com os cabelos. Suas respostas podem ajudar o tricologista a determinar como tratá-lo ou se ele deve encaminhá-lo a um especialista diferente ou a um médico.

Às vezes, os tricologistas realizam análises de cabelo para verificar danos estruturais ou a presença de piolhos ou infecção fúngica.

Ocasionalmente, os tricologistas solicitarão um exame de sangue ao seu médico de cuidados primários. Assim que o tricologista chegar a um diagnóstico, ele recomendará o próximo melhor passo. Isso pode incluir:

  1. Um encaminhamento para outro profissional, especialista ou médico de cuidados primários
  2. Cremes ou loções tópicas
  3. Aconselhamento nutricional
  4. Um profissional de saúde mental se sua condição parecer relacionada ao estresse

Burguesinhas

Um blog dedicado 100% para o universo feminino. Dicas, estilos e dúvidas para que você tenha mantenha sempre a autoestima lá em cima!