
Cuidar da pele é uma das melhores formas de autocuidado. Tirar um momento para procurar um profissional, como um dermatologista Alphaville, e ter uma rotina de skincare, é essencial.
Quem tem a pele oleosa sempre se pergunta sobre a argila verde, benefícios e danos que ela pode causar. Uma vez que, peles oleosas tendem a responder de maneira diferente às máscaras.
Mas especialmente para quem tem esse tipo de pele, os benefícios da argila verde são incontáveis. Ela tem propriedades que conseguem atuar no controle da oleosidade, e isso de maneira natural. Já que a argila verde é um composto oriundo de rochas vulcânicas.
Conheça mais a argila verde e os benefícios que ela pode trazer para a sua rotina de cuidados com a pele.
O que é a máscara de argila verde?
A argila verde traz benefícios para todas as peles. Ela conta com ativos antioxidantes e de hidratação que equilibram toda a região. Mas você sabe o que é a argila verde de fato?
É comum encontrar máscaras de argila, mas ela vem essencialmente em pó, para ser diluída em água até virar uma mistura homogênea, fácil de ser passada em todo rosto. A argila verde é natural, e a sua origem se estabelece na degradação e decomposição de rochas magmáticas, ou seja, dos vulcões.
Com as chuvas e mudanças climáticas, a argila verde, que é um mineral, se sedimenta nas bases do vulcão, onde é coletada e levada para processamento. A sua composição conta com elementos como cálcio, ferro, potássio, zinco e o silício.
Dada essas características, ela pode ser um importante aliado de quem tem algum tipo de irritação na pele. A argila consegue acalmar, ao mesmo tempo que potencializa nutrientes na pele.
Para ter todos os benefícios da argila verde, é preciso dosar a quantidade de vezes que se faz a máscara. Para as peles mais oleosas, ela pode ser feita até uma vez por semana, já quem tem a pele mais ressecada, ou mista, deve colocar um intervalo de 10-15 dias.

Benefícios da argila verde
A argila verde possui muitos benefícios e inseri-la na sua rotina de cuidados com a pele faz toda a diferença. Coloque a máscara como um momento de relaxamento, e use tanto a nutrição, quanto o momento de autocuidado ao seu favor.
Saiba aqui os motivos que faz a máscara de argila verde tão famosa:
Argila verde é antioxidante
Os radicais livres são moléculas produzidas pelo corpo que oxidam e danificam as nossas células. São eles que promovem o envelhecimento do corpo, ou seja, que oxidam as nossas células.
Por isso, o efeito antioxidante é o que combate os radicais livres, e portanto, o envelhecimento da pele, o aparecimento de rugas e de linhas de expressão. Um dos benefícios da argila verde é o seu efeito antioxidante.
Fazer máscaras de argila verde ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, mantendo firme a pele, parando os radicais livres.
Ajuda a pele sensível
A argila contém ativos que ajudam a equilibrar a pele, fazendo com que ela tenha as células mortas removidas, ganhe brilho, vistosidade e fique com o aspecto mais calmo.
Quem tem rosácea sabe o quanto a pele fica espessa e machucada, dando muito desconforto. A argila verde tem o benefício especial de acalmar quem se encontra nesse tipo de situação.
Quando misturada com água fria/gelada, a sensação melhora ainda mais. Basta 20 minutinhos com a máscara para se notar a diferença.
Controla oleosidade
A argila verde também ajuda no controle da oleosidade. Isso porque, além das suas características químicas, ela também consegue fazer o controle físico do óleo.
Por ser um pó que precisa do contato da água, quando colocada em contato com a oleosidade da pele, ela tende a sugar tudo que se encontra ali. As suas substâncias agem repondo os nutrientes da pele que vai entender que a produção excessiva de óleo não é necessária.
Quem sofre com a pele muito oleosa e grande produção de glândulas sebáceas, pode fazer a máscara de argila verde 1 vez por semana.
Melhora poros dilatados
Os poros dilatados são um problema bem difícil de ser resolvido. Embora essa seja a forma da nossa pele respirar, os poros muito dilatados dão um aspecto áspero e nada interessante para o rosto. Eles também ficam muito disponíveis para receber todas as impurezas que encontramos.
Para ter poros bem fechados e manter a pele saudável, deve-se usar com regularidade as máscaras de argila, especialmente a verde. Isso porque assim como no caso de quem tem pele oleosa, a argila verde tem como benefício muitos nutrientes, que enriquecem a pele e faz com que ela entenda que já possui todas as vitaminas necessárias.
Com o uso regular da argila verde os poros dilatados vão diminuindo, e a pele começa a ter uma textura mais lisa.
Como usar a argila verde?
Os benefícios da argila verde dependem muito da forma que se utiliza ela. Não é necessário ficar muito tempo com ela no rosto e a máscara não pode ficar totalmente seca no rosto.
Quanto mais seca a máscara ficar, mais óleo do rosto ela vai puxar e menos nutrientes repassar, então o ideal é que ela fique de 15 a 20 minutos espalhada.
Para fazer a máscara de argila verde, é preciso fazer uma pasta bem espessa e úmida. Quem gosta de óleos essenciais como de rosa mosqueta, pode colocar algumas gotinhas junto.
Depois, é só aplicar no rosto. E para manter a máscara sempre úmida, utilize um spray de água mineral sempre que ela endurecer.
Conclusão
A argila verde traz benefícios para quem a incorpora nos cuidados com a pele. E por ser um produto natural, não existem contraindicações. Ela serve tanto para as peles mais sensíveis, quanto para quem tem muita oleosidade.
Mantenha a argila verde sempre em um local arejado, e utilize uma boa quantidade de água mineral sempre que for fazer a sua máscara. Nada de esperar horas para retirá-la. Depois de 15 minutos, lave o rosto com água fria e pronto, seu rosto terá muitos nutrientes