Dicas para cuidar da pele ao redor dos olhos, segundo dermatologistas
Nossos olhos são uma janela: eles revelam quando não estamos dormindo o suficiente, se bebemos muito vinho na noite anterior ou o quanto rimos ao longo da vida.
Isso ocorre porque a pele ao redor dos olhos é a mais fina do rosto, tornando-a mais suscetível a irritações, ressecamento e danos ambientais, o que pode contribuir para o aparecimento de pele envelhecida.
E isso ocorre porque a pele ao redor da área dos olhos não tem tantas glândulas sebáceas e colágeno quanto o resto do rosto e do corpo, tornando-a mais propensa a ressecamento, queda, linhas e rugas, de acordo com um estudo publicado em 2015 em Pesquisa Biomédica Avançada.
A Importância do Produto correto
Para ajudar a evitar essas preocupações oculares comuns, os dermatologistas enfatizam a importância de usar produtos específicos para a pele dos olhos, pois são formulados especificamente para a área delicada dos olhos.
“Ao tratar qualquer problema de pele ao redor dos olhos, é importante diagnosticar corretamente qual é o problema para obter o melhor tratamento e o melhor resultado”, diz Joshua Zeichner, MD, diretor de pesquisa clínica e cosmética em dermatologia da Mount Hospital Sinai, em Nova York.
Felizmente, existem muitos produtos para escolher quando se trata de cuidados com a pele para os olhos, incluindo séruns, cremes, óleos e ferramentas.
Portanto, se você não estiver usando nenhum produto para a pele dos olhos, não se preocupe – nunca é tarde para começar, e essas dicas profissionais levarão você à melhor solução para suas necessidades.
De clarear olheiras a reduzir o inchaço, encontre dicas aprovadas por especialistas e escolhas de produtos para tratar problemas comuns de cuidados com a pele dos olhos, abaixo.
Suavize linhas finas e pés de galinha
Os pés de galinha são as marcas de uma vida feliz. Essas rugas horizontais que se formam nos cantos externos dos olhos são em grande parte resultado dos movimentos musculares que ocorrem quando sorrimos e rimos. Se você estiver interessado em suavizá-los, “um produto retinóide pode ser muito útil”, diz Ranella Hirsch, MD, dermatologista certificada em Cambridge, MA.
Os retinóides podem desencadear a produção de colágeno na pele para ajudar a suavizar algumas das rugas. Um retinóide prescrito, como o creme de tretinoína 0,025%, pode ser bastante eficaz, embora o Dr. Hirsch sugira manter a área fora da órbita ocular (você pode sentir o osso orbital no perímetro).
Para tratar linhas finas sob os olhos, você pode tentar um creme para os olhos de venda livre com retinol, que é um retinóide de baixa potência. Se você estiver usando um retinóide prescrito ou uma versão otc, comece dando um tapinha em um pequeno ponto uma noite por semana e trabalhe gradualmente até mais noites de uso para limitar a secura e a irritação.
Se você possuí alergia ao retinóide, considere um creme para os olhos de peptídeo, que também pode estimular o colágeno.
Não se esqueça de proteger sua pele aplicando um produto com FPS de amplo espectro de 50 ou mais. (Para evitar o ardor nos olhos, o Dr. Hirsch recomenda o uso de um protetor solar em bastão, que não atingirá os olhos.)
Reduza as olheiras
A falta de sono pode piorar as olheiras, mas normalmente não é a causa raiz. “Os principais culpados na criação de olheiras são o excesso de pigmento na pele e o vazio ao redor dos olhos que ocorre com a idade”, diz o Dr. Zeichner.
Para determinar qual tipo você tem, fique na frente de um espelho sob luz forte. “Delicadamente, belisque um pouco da pele escura e puxe-a levemente para a frente”, aconselha. “Se a pele ainda estiver escura, isso sinaliza excesso de pigmento. Se a cor da pele parece normal, então o buraco ao redor dos olhos está criando sombras.”
Para olheiras causadas por pigmentação, o Dr. Zeichner sugere um creme para os olhos com vitamina C, que ajuda a diminuir a produção de melanina na pele (também conhecido como pigmento). Escolha uma fórmula em um tubo ou garrafa de bomba em vez de uma jarra para preservar a potência do ingrediente e aplique-a todos os dias.
“Pense na vitamina C como exercício”, diz o Dr. Zeichner. “Você tem que ser consistente e mantê-lo por alguns meses para ver os resultados.” Para olheiras mais pronunciadas, você pode considerar um tratamento a laser no consultório, sugere o Dr. Hirsch. Evite esfregar os olhos, pois a fricção crônica pode provocar a produção de mais melanina, principalmente em tipos de pele mais melanados.
O buraco é um problema diferente que acontece quando a gordura sob a pele na calha lacrimal (a área entre a pálpebra inferior e a bochecha superior) diminui com a idade, fazendo com que a calha pareça mais profunda e sombreada. “Um creme para os olhos rico em ácido hialurônico pode ajudar a dar volume à pele”, explica o Dr. Zeichner.
Para mais melhorias, você pode considerar um preenchimento injetável. Beber água também pode ajudar – enquanto a água que você bebe não hidrata a pele diretamente, quando seu corpo está bem hidratado, a pele afundada será um pouco menos perceptível.
Reduzir o inchaço dos olhos
Ir para a cama embriagado ou derramar algumas lágrimas pode deixá-lo com os olhos inchados, mas os olhos inchados cronicamente são muitas vezes o resultado de alergias. Se você sofre de alergias sazonais, os anti-histamínicos podem ajudar a interferir no caminho que desencadeia o inchaço – se você os usar da maneira certa.
“Você não quer esperar até que esteja sintomático para iniciá-los”, diz o Dr. Hirsch. “Idealmente, você quer tomar um anti-histamínico diariamente por duas semanas antes dos picos de pólen para ficar à frente das alergias.”
Se você tem alergia a poeira e caspa, o Dr. Hirsch recomenda comprar uma capa protetora de travesseiro para alergia: “Isso pode impedir que os alérgenos domésticos grudem no travesseiro, o que pode fazer uma diferença significativa ao eliminar
exposição prolongada enquanto você dorme.”
Para uma correção imediata, aplique um creme para os olhos com cafeína, que é um anti-inflamatório que ajuda a contrair os vasos sanguíneos para eliminar o excesso de fluidos sob a pele. Você também pode aplicar os populares tapa-olhos ou tentar uma compressa fria nos olhos, pois as temperaturas frias também contraem os vasos sanguíneos. (Apenas certifique-se de levantar a cabeça para estimular a drenagem.)
“Se você é propenso a inchaço, usar um creme para os olhos de retinol diariamente ajudará a firmar a pele para que o inchaço seja menos perceptível”,
diz o Dr. Zeichner.
No entanto, se você tem o que parece ser uma protuberância gordurosa sob os olhos que não desaparece, não importa o que você tente, “isso provavelmente se deve ao fato de sua bochecha escorregar, que não pode ser tratada com cuidados com a pele, mas pode ser menos óbvia com um preenchedor injetável ou fixado permanentemente com um procedimento cirúrgico”, diz o Dr. Zeichner.