Pode usar Perfume Vencido? Aprenda Essas Dicas Valiosas
Sabe aquele perfume vencido que está guardado na penteadeira, mais o cheiro é o mesmo? Pois bem, já pensou se deveria continuar usando ele? Se sim, vamos te contar alguns segredos sobre esse produto.
Acompanhe a matéria completa e saiba se há algum risco em usar perfume vencido. Além disso, aprenda identificar quando o perfume está bom ou estragado, saiba tudo sobre esse produto antes de continuar usando.
Por que perfume tem validade?
Apesar de terem uma validade específica, a data representada na embalagem pode não ser um fator decisivo no tempo de utilidade do perfume. Ou seja, apesar da fragrância conter um prazo de validade, sua qualidade depende das condições de armazenamento e até mesmo da essência.
Seu tempo de validade se trata de um cálculo base que garante um perfume adequado que não cause riscos a pele. No Brasil, por ser um clima tropical, a validade estipulada pela Anvisa é de no máximo 5 anos.
Isso porque as oscilações de temperatura podem alterar os ingredientes com algum tipo de oxidação. Neste caso o produto usado pode causar alergias e manchas na pele.
No entanto, esse prazo de validade varia conforme o tipo de perfume, pois se trata do tempo em que o fabricante garante o produto vendido. Uma dica para aumentar a validade é fazer a substituição do frasco para um de âmbar, abrigando-o de luz, mudanças de temperatura e contato com o oxigênio.
Quanto tempo um perfume tem de validade?
A validade de um perfume pode variar dependendo da marca e da composição específica do produto. Geralmente, os perfumes têm uma validade média de 3 a 5 anos a partir da data de fabricação.
No entanto, é importante observar que a maneira como o perfume é armazenado também pode afetar sua durabilidade. Para obter informações precisas sobre a validade do perfume, recomenda-se verificar o rótulo do produto ou entrar em contato com o fabricante.
Quanto tempo posso usar o perfume depois de vencido?
Após o perfume vencer, o que vai definir sua validade são suas condições estéticas e o contato com a pele. Pois, na verdade, a data de validade na embalagem é apenas para seguir a regulamentação e muitas vezes após o vencimento o produto ainda pode estar em boas condições.
Por isso, após o vencimento o que define o tempo de uso é o tipo de essência, assim como suas condições naturais. Os perfumes amadeirados tendem a ficar mais cheirosos com o tempo, do contrário os florais e cítricos, além de evaporam mais rápido ainda podem sofrer algumas alterações antes do tempo.
Leia também: Os melhores perfumes femininos de todos os tempos
Como saber se o perfume está estragado?
Durante o prazo de validade do perfume, o que vai definir se ele está vencido são suas condições de armazenamento. Para durar mais tempos o perfume não deve sofrer mudanças de temperatura, nem receber luz e oxigênio.
Assim, fica mais fácil evitar qualquer tipo de alteração química que leve a oxidação do produto. Para saber se o perfume está realmente vencido, o primeiro sinal é a mudança de cor e do cheiro.
Entretanto, o perfume não estraga, mas, sim, entra em um processo de oxidação. E, por isso, é muito importante fazer o teste de sensibilidade antes de usar. Se o produto não apresentar alterações e nem irritar a pele, ele pode ser usado mesmo depois da validade estipulada pelo fabricante.
É verdade que quanto mais velho o perfume melhor ficar?
Não necessariamente. Embora alguns perfumes possam desenvolver uma complexidade aromática ao longo do tempo, nem todos os perfumes melhoram com a idade.
A qualidade e o desempenho de um perfume dependem de diversos fatores, como a composição, a forma como é armazenado e a data de validade.
Além disso, alguns componentes podem se degradar ao longo do tempo, afetando negativamente o perfume. Portanto, não é uma regra geral que os perfumes fiquem melhores com o envelhecimento.