Tatuagem: Cuidados antes e depois de fazer a sua!

Tatuagem: Cuidados antes e depois de fazer a sua!

Quer fazer uma tatuagem? Veja os cuidados a serem tomados antes e depois, para que tudo corra bem


No mundo atual, as tatuagens conquistaram a sociedade em geral. Se antigamente eram vistas com preconceito e receio, hoje são referência em estilo, beleza e afirmação.

Mas engana-se que fazer tatuagem é algo que seja super simples. Embora hoje as técnicas tenham evoluído, é preciso sim ter cuidados, tanto antes de fazer, quanto depois, para que tudo corra bem. Acompanhe e veja dicas para que tudo dê certo com sua tatuagem.

Cuidados antes de fazer uma tatuagem

Pois é, poucas pessoas prestam atenção mas os cuidados começam antes mesmo de fazer a tatuagem:

Pesquise bastante – pesquise referências do estúdio que irá fazer sua tatuagem, não vá apenas pelo preço mais baixo. A tatuagem é para vida toda, convém esperar e investir mais se você ainda não tem grana para ir num profissional renomado.

Veja como são os processos de limpeza e esterilização do material e converse com pessoas que já se tatuaram com esse profissional antes:

Filtro solar – Pode soar óbvio, mas o uso de protetor solar e o fato de beber água ajudam e protegem a pele e previnem influências externas. A pele saudável se cura muito bem quando tatuada e também mostra a cor do desenho da área do corpo que está sendo tatuada. A consulta prévia é essencial se cicatrizes e sinais estiverem sendo cobertos.

Visite o dermatologista – pode parecer exagero, mas o diagnóstico dermatológico antes da primeira sessão de tatuagem também é uma boa alternativa, pois oferece mais segurança após o médico examinar a parte do corpo a ser tatuada. A consulta prévia é essencial se cicatrizes e sinais estiverem sendo cobertos.

Alimentação – evite álcool e alimentos gordurosos antes de se tatuar, o álcool baixa  a imunidade e pode ate atrapalhar a cicatrização. Além disso, comer frutas e alimentos leves vai ajudar a deixar a pele mais saudável e menos oleosa.

braço tatuado

Cuidados após fazer a tatuagem

Uma vez que o tatuador tenha feito o desenho, o processo de cura da tatuagem começa. Aqui, ele ainda está no estágio de ferida aberta e deve ser lavado e coberto com papel alumínio por pelo menos 24 horas, sendo o curativo trocado com frequência. Nesta fase, a tatuagem pode ser um pouco dolorosa e inchada. A formação de crostas também é comum nesta fase.

Veja alguns cuidados a se tomar:

Limpeza é importante – A área deve ser lavada com sabonete neutro após algumas horas durante o banho para mantê-la limpa, pois a pomada também sairá na lavagem assepsia.

Não remova a casquinha da pele

Não puxe a crosta( a famosa casquinha da pele). É o conselho de todo tatuador. Tarefa fácil para algumas pessoas. Não tanto para os outros: algumas pessoas são ansiosas e tem isso como um ritual viciante, mas puxar as crostas pode abrir buracos e estragar os desenhos mesmo que a crosta pareça fina e superficial.

Além disso, uma coceira frequente devido ao puxão da pele provoca o desejo de cavar as unhas na área. Como regra, jamais arranque a crosta.

Cuidados novamente com a alimentação – Deve-se ter cuidado ao consumir alimentos que podem causar alergias durante a fase de cicatrização, pois a pele pode adotar um comportamento reativo em algumas pessoas e afetar o resultado da tatuagem.

Alimentos muito gordurosos, carne de porco, frutos do mar, comida japonesa, chocolates e pimentos.

Leia Também: Minha Primeira Tatuagem

Em conclusão

Esperamos que tenham curtido essas super dicas e que tudo corra bem com sua tatuagem ok? Como vimos no artigo, algumas dicas básicas e hábitos saudáveis fazem toda a diferença e garantem nossa saúde antes e depois de fazer uma tatuagem.

Sugestões e dicas femininas podem deixar nos comentários!

Voltar ao Topo