Umectação Capilar: Dicas de Óleos e Como fazer Corretamente
Ficar com o cabelo cheio de frizz detona qualquer imagem, não é mesmo? Logo, fazer uma umectação capilar é a salvação para os fios. Mas, qual é a maneira correta de fazer e quais óleos usar no cabelo?
Se você quer aprender tudo sobre essa técnica e deixar seus cabelos radiantes e brilhosos, esse post é para você. Então, nos acompanhe até o final e você vai querer colocar tudo em prática ainda hoje.
O que é e para que serve a umectação capilar?
Para quem precisa recuperar o brilho e deixar os fios ainda mais saudáveis, munir-se de óleos para hidratar os cabelos, é uma ótima solução. Esse processo se chama umectação capilar e tem sido bastante utilizado, pois comprovadamente, promove regeneração completa nos fios.
Do mesmo modo, ajuda a controlar tanto a queda quanto a oleosidade, assim como o ressecamento, combatendo a opacidade. Enfim, a técnica perfeita!
Quais os melhores óleos para umectar os fios?
Nada melhor que aproveitar os recursos que a própria natureza nos oferece. Ainda mais, quando falamos de beleza e cosméticos, que geralmente são bem caros, não é verdade? Dessa forma, fazer umectação capilar usando óleos vegetais é algo surreal e bem acessível a todos. Ainda mais, por gerar resultados visíveis na saúde dos fios.
Óleo de amêndoas
O óleo extraído da amêndoa é super potente para eliminar o frizz, bem como para promover uma ultra hidratação. Além disso, ajuda a combater a queda capilar. Tudo isso, por ser rico em vitamina E.
Óleo de rícino
Agora, se o que você procura vai muito além de uma recuperação de fios ressecados, investir em uma umectação capilar usando óleo de rícino também é garantia de crescimento acelerado dos fios, assim como extermínio de caspas.
Igualmente, por conter ácidos graxos, vitamina E e ômegas 6 e 9, este óleo é um grande aliado para deixar os cabelos mais fortes e resistentes.
Óleo de Argan
Famoso e conhecido no mundo todo por possuir vários tipos de antioxidantes, vitaminas e D, o óleo de Argan, promove brilho extremo, eliminando, assim, o frizz e deixando os cabelos mega radiantes.
Óleo de coco
Por sua versatilidade, o óleo de coco é um poderoso hidratante e, além disso, proporciona combate à caspa e à oleosidade no couro cabeludo. Isso porque possui ação fungicida e bactericida.
Como fazer uma boa umectação capilar?
- Divida os cabelos ao meio, para facilitar a aplicação;
- Com o óleo vegetal escolhido, aplique mecha a mecha, desde a raiz até as pontas, massageando bem;
- Espere o óleo agir por aproximadamente 1 hora, garantindo, assim, uma ótima umectação capilar;
- Após esse período, lave com shampoo, retirando completamente o óleo, especialmente, do couro cabeludo;
- Por último, condicione os fios, finalizando o processo;
- Do mesmo modo, que tal investir em uma umectação noturna? Aplique, portanto, o óleo vegetal de sua preferência e envolva as madeixas com uma touca. Lave os cabelos no dia seguinte, conforme citamos acima;
- Faça a umectação 1 vez por semana. Caso contrário, umectando em excesso, poderia causar uma oleosidade acentuada.
Como uma última dica, sugerimos seguir um bom cronograma e, assim, incluir a umectação capilar nele, a fim de que seus cabelos estejam sempre sedosos e saudáveis.
Ah! Se gostou dessas dicas, não perca tempo e conheça muitas outras em nosso blog. E não deixe de compartilhar com as amigas. Combinado? Um super abraço e até a próxima!