Cronograma Capilar Caseiro: Etapas e Receitas Caseiras
Não há como negar que às vezes seu cabelo pode parecer um pouco danificado ou sem brilho por qualquer motivo – seja por nadar em uma piscina clorada no verão ou ter que suportar o ar frio e seco durante o inverno.
Quando isso acontece, manter seu cabelo saudável pode tomar tempo e ser estressante, tanto que você pode pensar que sua única solução é obter um tratamento capilar revitalizante de um salão mais badalado da sua região, mas isso pode sair bem caro!
As boas notícias? Um pedacinho do seu rim no salão não é sua única opção! Existem tantos tratamentos capilar caseiros que você pode fazer por muito mais barato, feitos com ingredientes que você provavelmente tem em sua cozinha agora, como:
- Ovos;
- Manteiga;
- Iogurte;
- Abacates;
- Banana e Mel;
- Azeite;
- Maizena e muitos outros ingredientes naturais
Todas as opções de café da manhã incrivelmente deliciosas e todos os ingredientes que você pode usar para reviver seu cabelo quando ele precisar desesperadamente.
Você pode até usar azeite e vinagre de maçã, tem até uma maneira de evitar o cheiro dos ingredientes que você está usando. “[Adicione] um pouco de óleo de fragrância natural para manter o cabelo cheiroso, Ou use um pouco do óleo Kerastase muito popular, como o Elixir Ultime ou o óleo de côco, para tirar qualquer cheiro indesejado de ovo ou manteiga.
Então vá em frente: pegue um abacate (talvez dê uma ou duas mordidas nele) e considere fazer uma máscara de cabelo em casa na próxima vez que suas madeixas precisarem de um pouco de vida extra.
Como Fazer um Cronograma capilar Caseiro?
Bom, vamos explicar e mostrar uma tabela para você fazer o seu cronograma capilar caseiro.
Comece pela hidratação. O cronograma capilar tradicional estabelece 6 a 7 hidratações, 4 a 6 nutrições e 1 ou 2 reconstrução por mês.
Mas caso seu cabelo precise mais de nutrição que hidratação, por exemplo, você pode aumentar o número de uma e reduzir o da outra.
Etapas do Cronograma Capilar
- Hidratação: repõe a água dos fios e pode ser feita sempre que você quiser ou sentir necessidade.
- Nutrição: etapa que repõe os óleos do cabelo. Devem sempre ser utilizados os óleos 100% vegetais.
- Reconstrução: etapa que repõe proteínas do cabelo. Essa etapa não deve jamais ser feita em exagero. Obs.: Cuidado com esta etapa; quando feita em excesso, os fios dos cabelos quebram.
Etapa Hidratação Capilar:
A hidratação capilar caseira é aquela responsável por repor a água do cabelo. Essa é a parte mais essencial do cronograma capilar, porque todos os cabelos perdem água com a rotina normal da vida.
Para hidratar os cabelos podem ser utilizadas: frutas, vegetais, açúcar, extratos botânicos, vitaminas, bepantol, glicerina vegetal, extratos de algas marinhas e beterraba e a cenoura.
Quando você fizer receitas com esses componentes da foto, você deve inserir a receita no dia da hidratação do seu cronograma capilar.
Confira também receitinhas que podem ser usadas na etapa de hidratação do seu cronograma capilar:
- Hidratação de Babosa
- Hidratação de Açúcar
- Hidratação de Maisena
- Hidratação de Glicerina
- Hidratação de Beterraba com Cenoura
- Hidratação de Leite
- Hidratação de Banana e Mel
Etapa de Nutrição Capilar
Cabelos cacheados e crespos tendem a ressecar mais facilmente que os lisos. Por isso, é necessário repor óleos e lipídeos constantemente.
A etapa de nutrição capilar é responsável por essa reposição. Na etapa de nutrição do cronograma capilar com receitas caseiras, você pode utilizar: qualquer óleo vegetal, como de amêndoas, de abacate, azeite de oliva, de coco, manteigas vegetais, como de cupuaçu, cacau, karitê, creme de leite, leite de coco, abacate, leite de oleaginosas, como amendoim, amêndoas e nozes.
- Hidratação com abacate
- Polpa de abacate, óleo de rícino e d-pantenol
- Nutrição com Óleo de Rícino
- Nutrição de Abacate e Mel
- Nutrição de Azeite de Oliva e Açúcar Mascavo
- Umectação com Óleos Vegetais
- Nutrição com Iogurte, Abacate e óleo vegetal
Etapa de Reconstrução Capilar
A etapa de reconstrução repõe as proteínas perdidas com o contato com a poluição, pente, escova e procedimentos químicos, como descolorações.
É indicada para cabelos danificados e muito danificados. Se o cabelo está saudável, nada de perder muito tempo com essa etapa, está bem?
Leia também: Pré Poo: Tipos, Benefícios e Como Fazer no Cabelo
Para reconstruir a cabeleira, você vai precisar de: gelatinas sem sabor, iogurte, queratina, cistina, aminoácidos, aveia, mel, arginina e vinagre. Confira as nossas receitas para essa etapa do cronograma capilar:
- Reconstrução ácida com Vinagre de Maçã
- Reconstrução de Queratina
- Reconstrução de Mel
- Reconstrução de Iogurte
Qual frequência devo fazer H, R ou N?
As etapas do cronograma capilar devem ser feitas com 48 horas de diferença. As agendas com as etapas podem ser criadas tendo em vista as necessidades do seu cabelo. Também pode seguir sugestões pré existentes na nossa postagem de cronograma capilar.